BANDA DA ESCOLA IRMÃO GETÚLIO SERÁ HOMENAGEADA NA CÂMARA - Câmara Municipal de Vacaria
Aumentar Texto Diminuir Texto

14/11/2017 |

Geral,

Notícias

BANDA DA ESCOLA IRMÃO GETÚLIO SERÁ HOMENAGEADA NA CÂMARA

Sessão solene de homenagem acontece no dia 28 de novembro

Foto divulgada no perfil da escola no facebook
por Giana Pontalti

A Fanfarra Rítmica, banda da Escola Estadual Irmão Getúlio, será homenageada na Câmara Municipal pelos seus 10 anos de atividade. A homenagem foi proposta pelo vereador João Carlos Pinto de Abreu (PSB) através do Requerimento 14/2017, aprovado por todos os parlamentares na sessão de segunda-feira(13).

Durante a defesa da proposição, o vereador Abreu destacou a importância de atividades culturais e esportivas para o futuro dos jovens. "Eu que venho do meio de segurança sei bem como a arte, a música e o esporte são fundamentais para motivar os jovens e mantê-los longe da violência" disse Abreu. 

A sessão solene acontece no dia 28 de novembro, terça-feira, às 19h no plenário da Câmara.



Breve histórico apresentado no Requerimento 14/2017 do vereador João Carlos Pinto de Abreu:

A Banda de Fanfarra Rítmica Irmão Getúlio é um projeto da escola que tem como objetivo oportunizar uma atividade artística diferenciada, destacar talentos musicais, favorecendo a inclusão social e a valorização da diversidade cultural. Ao inserir os alunos, busca-se o desenvolvimento da cidadania através da disciplina, do respeito às diferenças e da solidariedade.

A Banda reiniciou suas atividades em 11 de agosto de 2007, com integrantes sob o comando do regente Alcidino Guilherme Boeira (Melão). O grupo participou da Semana da Pátria e teve a oportunidade de se apresentar para a comunidade escolar em diversas ocasiões.

Em 2008, o então auxiliar do regente Alcidino, Vagner Fonseca, assume o comando da Banda e passa a preparar o grupo para ir mais longe. Além de se apresentar para nossa comunidade, a Banda passaria a participar de campeonatos estaduais.

Com esta expectativa, a Banda passou a fazer parte das destacadas organizações voltadas às bandas de nosso estado. Está filiada a FEBARGS- Federação de Bandas do Estado do Rio Grande do Sul e da AGB- Associação Gaúcha de Bandas.

Desde então, a Banda de Fanfarra Rítmica IG tem conquistado muitos títulos, tendo sua organização e capacidade técnica reconhecida em todos os lugares onde se apresenta.

Títulos:

2013- Nova Santa Rita/RS: CAMPEONATO ABERTO CONE SUL DE BANDAS- 1ºlugar- BANDA;

2014- Nova Santa Rita/RS: CAMPEONATO ABERTO CONE SUL DE BANDAS- 2ºlugar- Banda;

2015- Pântano Grande/RS: CAMPEONATO GAÚCHO DE BANDAS E FANFARRAS – 1ºlugar –Banda;

2016- Rio Grande: CAMPEONATO GAÚCHO DE BANDAS E FANFARRAS- 1ºlugar- Banda

1º lugar- Pelotão de Bandeira
2ºlugar- Solo
Nipe – destaque de caixa

A Banda hoje conta com 40 integrantes, divididos entre Instrumentista, Pelotão de Bandeiras, Balizas e Corpo Coreográfico, tendo como instrutor Vagner Fonseca e dois auxiliares.

Neste ano, dando continuidade a esta trajetória de sucesso e conquista de títulos, a Banda estará participando do Campeonato Gaúcho de Bandas e Fanfarras em Alegrete.

Este projeto tem demonstrado excelentes resultados na comunidade escolar, pois possibilitou a melhoria do desempenho escolar, bem como auxiliou nas escolhas positivas de vida dos nossos alunos.