BANDA DA ESCOLA IRMÃO GETÚLIO SERÁ HOMENAGEADA NA CÂMARA - Câmara Municipal de Vacaria

14/11/2017 |

BANDA DA ESCOLA IRMÃO GETÚLIO SERÁ HOMENAGEADA NA CÂMARA

Sessão solene de homenagem acontece no dia 28 de novembro

Foto divulgada no perfil da escola no facebook
por Giana Pontalti

A Fanfarra Rítmica, banda da Escola Estadual Irmão Getúlio, será homenageada na Câmara Municipal pelos seus 10 anos de atividade. A homenagem foi proposta pelo vereador João Carlos Pinto de Abreu (PSB) através do Requerimento 14/2017, aprovado por todos os parlamentares na sessão de segunda-feira(13).

Durante a defesa da proposição, o vereador Abreu destacou a importância de atividades culturais e esportivas para o futuro dos jovens. "Eu que venho do meio de segurança sei bem como a arte, a música e o esporte são fundamentais para motivar os jovens e mantê-los longe da violência" disse Abreu.

A sessão solene acontece no dia 28 de novembro, terça-feira, às 19h no plenário da Câmara.

Breve histórico apresentado no Requerimento 14/2017 do vereador João Carlos Pinto de Abreu:

A Banda de Fanfarra Rítmica Irmão Getúlio é um projeto da escola que tem como objetivo oportunizar uma atividade artística diferenciada, destacar talentos musicais, favorecendo a inclusão social e a valorização da diversidade cultural. Ao inserir os alunos, busca-se o desenvolvimento da cidadania através da disciplina, do respeito às diferenças e da solidariedade.

A Banda reiniciou suas atividades em 11 de agosto de 2007, com integrantes sob o comando do regente Alcidino Guilherme Boeira (Melão). O grupo participou da Semana da Pátria e teve a oportunidade de se apresentar para a comunidade escolar em diversas ocasiões.

Em 2008, o então auxiliar do regente Alcidino, Vagner Fonseca, assume o comando da Banda e passa a preparar o grupo para ir mais longe. Além de se apresentar para nossa comunidade, a Banda passaria a participar de campeonatos estaduais.

Com esta expectativa, a Banda passou a fazer parte das destacadas organizações voltadas às bandas de nosso estado. Está filiada a FEBARGS- Federação de Bandas do Estado do Rio Grande do Sul e da AGB- Associação Gaúcha de Bandas.

Desde então, a Banda de Fanfarra Rítmica IG tem conquistado muitos títulos, tendo sua organização e capacidade técnica reconhecida em todos os lugares onde se apresenta.

Títulos:

2013- Nova Santa Rita/RS: CAMPEONATO ABERTO CONE SUL DE BANDAS- 1ºlugar- BANDA;

2014- Nova Santa Rita/RS: CAMPEONATO ABERTO CONE SUL DE BANDAS- 2ºlugar- Banda;

2015- Pântano Grande/RS: CAMPEONATO GAÚCHO DE BANDAS E FANFARRAS – 1ºlugar –Banda;

2016- Rio Grande: CAMPEONATO GAÚCHO DE BANDAS E FANFARRAS- 1ºlugar- Banda

1º lugar- Pelotão de Bandeira
2ºlugar- Solo
Nipe – destaque de caixa

A Banda hoje conta com 40 integrantes, divididos entre Instrumentista, Pelotão de Bandeiras, Balizas e Corpo Coreográfico, tendo como instrutor Vagner Fonseca e dois auxiliares.

Neste ano, dando continuidade a esta trajetória de sucesso e conquista de títulos, a Banda estará participando do Campeonato Gaúcho de Bandas e Fanfarras em Alegrete.

Este projeto tem demonstrado excelentes resultados na comunidade escolar, pois possibilitou a melhoria do desempenho escolar, bem como auxiliou nas escolhas positivas de vida dos nossos alunos.