INSTITUCIONAL

FRENTES PARLAMENTARES

As Frentes Parlamentares são criadas através de Portarias assinadas pelo presidente do Legislativo, devendo ser compostas por pelo menos, um terço dos membros da Câmara, com um dos seguintes objetivos: defender uma causa que seja de interesse do município; reivindicar o aprimoramento, a manutenção ou a modificação de legislação estadual e federal que cause impacto junto ao município e à comunidade, ou que seja de importante repercussão para o município.

Além dos parlamentares, como membros efetivos, também será permitida a participação nas Frentes, na condição de membros colaboradores, de profissionais envolvidos com o tema, representantes da sociedade civil organizada, cidadãos interessados, bem como organismos públicos interessados e/ou envolvidos com os temas abordados pela Frente.

FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA PÚBLICA

Criada através da Portaria 66/2022, de 18 de abril de 2022, a Frente tem como objetivo reunir o poder legislativo, executivo, os órgãos de segurança pública, representantes da sociedade civil e integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e OAB para fomentar o debate sobre segurança pública no município, contribuir para a prevenção da violência, definir estratégias para solução dos problemas da segurança e valorizar a atuação dos profissionais na área.

Presidente: Vereador Fabiano Vacaria (PTB)
Componentes: Vereador Anderson Fiorio (PSDB), Vereador Betão Carneiro (PP), Vereador Claudiomir Lira de Lima (PSD) e Clarice Brustolin (PSDB).

FRENTE PARLAMENTAR DE LIBERDADE E EXPRESSÃO RELIGIOSA EM DEFESA DA FAMÍLIA

Criada através da Portaria 81/2017, de 13 de junho de 2017, a Frente tem como objetivo promover debates, estudos e campanhas sobre a liberdade religiosa e de crença, sendo fundamental no resgate e defesa dos valores familiares através da religião, cultivando a fé,a esperança e a caridade, em favor de uma sociedade mais solidária e justa.

Presidente: Vereador André Rokoski (MDB)
Componentes: Vereador Valmir Grazziotin (PDT), Vereadora Vanesa Boeira (PSDB), Vereador Humberto Carneiro (PDT), Vereador Marcelo Dondé (PP).

FRENTE PARLAMENTAR PELA CONCLUSÃO DO AEROPORTO REGIONAL DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA

Criada através da Portaria 93/2018, de 7 de agosto de 2017, a Frente tem como objetivo promover debates, estudos e campanhas em busca de recursos federais para a conclusão das obras do Aeroporto dos campos de Cima da Serra Enore Angelo Mezari.

Presidente: Vereador Marcelo Dondé (PP)
Componentes: Vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB), Vereador Osvaldo Grigolo Júnior (PSB), Vereador Moacir Bossardi (PSDB), Vereadora Vanesa Boeira (PSDB), Vereador Joaquim Boeira de Vargas (MDB), Vereador Fernando Lucena Maciel (PDT).

FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DA IGUALDADE RACIAL

Criada através da Portaria 118/2017, de 13 de setembro de 2017, a Frente tem como objetivo promover debates, estudos, reuniões, seminários, simpósios e encontros, campanhas de conscientização, servindo de ponte entre o Legislativo e os movimentos da sociedade civil que lutam e defendem os direitos dos negros.

Presidente: Vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva(PT)
Componentes: Vereador Aldo da Silva (PT), Vereador Douglas Cenci (PT), Vereadora Rita Zamboni (PSB), Vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), Vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB), Vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB).

FRENTE PARLAMENTAR FEPAGRO

Criada pela Portaria 125/2017, de 4 de outubro de 2017, a Frente tem como objetivo promover debates e estudos para a viabilização da área da Fepagro para o município de Vacaria.

Presidente: Vereador Aldo da Silva (PT)
Componentes: Vereador André Rokoski (MDB), Vereador Douglas Cenci (PT), Vereadora Vanesa Boeira (PSDB), Vereador Valdemir Oliveira (PTB), Vereador Joaquim Boeira de Vargas (MDB)

FRENTE PARLAMENTAR DA SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VACARIA

Criada pela Portaria 137/2017, de 6 de novembro de 2017, a Frente tem como objetivo fomentar o debate sobre segurança pública no município de Vacaria, contribuir para a prevenção da violência, definir estratégias para a solução dos problemas de segurança; valorizar a atuação dos profissionais da área.

Presidente: Quando do Lançamento da Frente o Suplente de Vereador Luis Carlos Pinto de Abreu (PSB), logo após o Vereador Titular Osvaldo Grigolo Júnior (PSB).
Componentes: Humberto Carneiro (PDT), Vanesa Boeira (PSDB), Joaquim Boeira de Vargas (PSDB), Alessandro Nunes (PT).

FRENTE PARLAMENTAR DE INCENTIVO A CULTURA E MELHORIA DAS BIBLIOTECAS

Criada pela Portaria 42/2018, de 6 de abril de 2018, a Frente tem como objetivos:

– Defender e promover o direito à leitura.
– Discutir o papel estratégico das bibliotecas e da leitura na formação intelectual do cidadão promovendo rodas de conversa e seminários.
– Promover ações que viabilizem melhorias e modernização da biblioteca Municipal e das bibliotecas das escolas.
– Promover audiências públicas para debater assuntos relevantes ligados ao tema.
– Promover ou apoiar eventos que incentivam a leitura em parceria com outros segmentos da comunidade.
– Elaborar relatório anual sobre a atuação da Frente.
– Realizar visitas às bibliotecas e elaborar relatórios na busca da valorização desses espaços.
– Criar, quando necessário e possível, legislação que proponha melhorias e recursos para a modernização dos espaços onde funcionam as bibliotecas.

Presidente: Vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT)
Componentes: Osvaldo Grigolo Júnior (PSB), Douglas Cenci (PT), Fernando Lucena Maciel (PDT) e Rita Zamboni (PSB).

FRENTE PARLAMENTAR DO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR

Criada através da Portaria 75/2018, de 12 de junho, a Frente tem como objetivos:

– Buscar a promoção dos ensinos técnico e superior no município de Vacaria.
– Discutir o papel da educação técnica e superior para o desenvolvimento econômico no município.
– Debater e propor métodos de auxílio ao ingresso e permanência dos estudantes nos ensinos técnico e superior.
– Buscar a ampliação do leque de cursos técnicos e superiores no município de Vacaria.
– Promover a inclusão de cursos voltados à inovação em todas as áreas do conhecimento.

Presidente: Vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB)
Componentes: Fernando Lucena Maciel (PDT), Vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), Marcelo Dondé (PP).

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces