VEREADORES

Você está em : Inicial | Vereadores |

Moção de Apoio“Centro Educacional Regional de Ciências - Observatório Astronômico”

         O vereador Marcelo Dondé (PP) apresenta esta Moção de Apoio e abre suas portas para qualquer esforço em dar andamento ao “Centro Educacional Regional de Ciências - Observatório Astronômico”, de Iniciativa da Sociedade de Estudos Astronômicos de Vacaria (SEAV).


A ideia é proporcionar conhecimento científico, qualificando as áreas interdisciplinares do ensino fundamental, médio e superior, potencializando o desenvolvimento regional em todas as áreas afins. O projeto visa difundir conhecimentos na área da Astronomia e Climatologia, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na região e para a inclusão sócio educacional. Com terreno já pré-determinado – pertencente à Embrapa, localizado na BR 285, na saída para Bom Jesus –, num dos pontos geográficos mais importantes logisticamente da região, o Observatório também está com desenho e projeto arquitetônico bem adiantados. Será construído em ‘pedra moura’, a mesma da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, erguida no início dos anos de 1900, no centro de Vacaria.


Seu domo arredondado será automatizado. Entre outros instrumentos, o Observatório Astronômico de Vacaria será equipado com um telescópio e um espectrômetro, ferramentas consideradas essenciais para uma boa observação, tanto de dia quanto à noite.Terá ainda câmera digital com alto poder de processamento de imagens, que ajudará na difusão do conhecimento científico. Também haverá uma sala multiúso, sanitários e ajardinamento externo. Tudo foi pensado pela ótica da acessibilidade.


Serão duas etapas: a primeira é a construção do Observatório Astronômico, que será a base para Centro Educacional Regional de Ciências.


O público-alvo são todos os cidadãos dos municípios da região, estudantes da rede municipal, estadual e privada, também turistas de todos os locais que acorrem ao município de Vacaria. Para se ter uma ideia, são 12 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) – André da Rocha, Bom Jesus, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria. O total de habitantes dessas cidades é de aproximadamente 150 mil pessoas, sendo mais de 25 mil alunos.


       O Observatório deve oferecer um novo atrativo, fundamental para a economia, por incentivar o potencial já existente na região, principalmente após a conclusão do asfaltamento da BR-285, trecho da Serra da Rocinha.


Já há manifestações positivas de entidades como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser).


Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces