VEREADORES

Você está em : Inicial | Vereadores |

Indicação de Projeto de lei que institui o "Espaço Público Para Cães - Cachorródromo"




 


A Vereadora que esta subscreve, vem a presença de Vossa Senhoria, conforme o art. 89 do Regimento interno, propor que, após Tramitação Regimental, seja remetida ao Sr. Prefeito Municipal, a seguinte Indicação:


 


Que seja enviado a esta casa legislativa projeto de lei que institui o "Espaço Público Para Cães - Cachorródromo" , na área do Parque do Aeroporto, tendo como objetivo disponibilizar um espaço público exclusivo para cães, dessa forma, fomentar a prática de hábitos saudáveis dos animais de estimação, promover o bem estar animal e, promover a interação entre cachorros e seus respectivos donos.


Segue anexo minuta de projeto, com o objetivo de subsidiar o poder executivo quando da elaboração do referido projeto.





Art.1º Fica criado, no Município de Vacaria, o “Espaço Público para Cães – Cachorródromo”.


 


Art.2º São objetivos do projeto:


 


I – ter um espaço público em Vacaria exclusivo para cães;


II – fomentar a prática de hábitos saudáveis dos animais de estimação;


III – promover o bem-estar animal;


IV – promover a interação entre cachorros e seus respectivos donos.


 


Art.3º Para fins de atingimento dos objetivos elencados no art.2º poderão ser adotadas as seguintes medidas:


 


I – instalação de “cachorródromo” em áreas públicas ou privadas;


II – promoção de eventos para incentivar a adoção responsável de animais;


III – parceria entre Poder Público e iniciativa privada.


§ 1º Considera-se “cachorródromo” área cercada destinada ao lazer de cachorros e seus donos, com ou sem equipamentos de recreação específicos para tais atividades.


§ 2º No espaço delimitado para o “cachorródromo” será permitido o trânsito de cães sem utilização de guia, coleira.


§ 3º É proibida a entrada e a permanência no “cachorródromo” de animais:


I – mordedores viciosos;


II – perigosos;


III – no período do cio;


IV – portadores de moléstias infectocontagiosas.


Art.4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


 


Vacaria, 21 de junho de 2019.




 




JUSTIFICATIVA


 


De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu art. 30, inciso I, compete aos Municípios legislar sobre o assunto de interesse local. A presente indicação trata de assunto de interesse público como lazer, melhoria da qualidade de vida e do bem-estar animal.





Ainda no âmbito Constitucional, o direito a qualidade de vida é igualmente assegurada em seu Art. 225:


 


Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


 


Quando se ouve falar em lazer e recreação entre humanos e cães, não se imagina a dimensão que esse assunto pode abordar, e como podem influenciar na qualidade de vida dos humanos.





O espaço, além de proporcionar lazer, saúde e qualidade de vida dos humanos, também beneficiará animais (cães), uma vez que, os exercícios diários são importantes para a saúde dos cachorros, sendo um dos fatores de grande influência sobre a expectativa de vida do animal. Resultados positivos que deixam seus tutores felizes, pois a prevenção é a melhor forma de evitar doenças e consequentemente futuras despesas veterinárias.





Em nossa cidade é notório que há inúmeros moradores possuidores de um ou mais cachorros e utilizam as praças, canteiros de avenidas, ruas e outros espaços públicos, praticamente todos os dias, a fim de levá-los para passear e fazer exercício.





Normalmente, nos passeios os proprietários de cachorros levam presos por coleira e guia. No entanto, cães de estimação que vivem em apartamentos ou casas sem quintais também necessitam de espaço para correr livremente.


O contexto que nos apontam estes dados é de que somos uma população cada vez mais idosa, com menos crianças e mais animais de estimação.





Como já aconteceu na Europa em décadas passadas, os idosos que vivem sós, procuram a companhia de um animal de estimação, preferencialmente um cão, e o fato de ter que sair para passear todos os dias, com o seu “amigo” é benéfico para o humano que se sente estimulado.





Muitas dessas pessoas têm nesses momentos nas praças e parques da cidade um momento de socialização com os proprietários dos demais animais, nascendo muitas vezes grandes amizades.


Além da convivência social, o espaço prevê grande incentivo para que as pessoas saiam de suas residências, uma vez que a exposição ao sol traz muitos benefícios ao ser humano, contribuindo para a saúde e bem-estar físico e psicológico.





Portanto, o encontro de humanos e cães nos espaços é benéfico para os dois, sendo incentivo para que os moradores saiam de suas residências livres de preocupação, podendo deixar seus animais soltos nos espaços e interagir com outras pessoas, enquanto seus cães brincam nos locais destinados a eles.








 




Vacaria, 13 de agosto de 2019.







Rita de Cássia Zamboni (PSB)


 


Douglas Cenci (PT)


 


Mauro Deluchi Schuler (PSB)


 


Fernando Lucena Maciel (PDT)


 


Valdemir de Oliveira (PTB


Rita de Cássia Zamboni (PSB)


Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces