COMÉRCIO DE SUCATAS CABRAL E ESPORTE CLUBE BRASIL SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA

27/09/23 11:13:01

Empresa de Valdivino Cabral da Silva celebra seus 25 anos, enquanto o clube amador comemora 95 anos no dia 7 de setembro

Às vésperas do feriado nacional de 7 de setembro, a Câmara Municipal de Vacaria celebrou sessão solene em homenagem aos 25 anos do Comércio de Sucatas Cabral e aos 95 anos do Esporte Clube Brasil.

Sobre os homenageados

De propriedade de Valdivino Cabral da Silva, o Comércio de Sucatas Cabral foi fundado em setembro de 1998. Ele e a sua esposa Isonete da Silva se fizeram presentes na mesa oficial. Além dos trabalhos com a empresa, dando fonte de renda a pessoas em situação de vulnerabilidade social, Valdivino também possui forte atuação social.

“Com a maior gratidão, tio Bino [forma como Valdivino também é conhecido], a gente faz essa homenagem junto com meus colegas ao senhor e tenho certeza que cada centavo da reciclagem que eles vão lá é um prato de comida que eles vão buscar” - relata Aldo da Silva (PSDB), autor da proposta da homenagem, ressaltando a importância social da empresa para os seus trabalhadores.

Vereadores líderes de partidos, além do secretário de esporte e lazer Betão Carneiro, representando o Poder Executivo, também elogiaram Valdivino e a empresa, e deram destaque ao trabalho social. Sobre o trabalho com sucatas, Silvana Montanari (PL) ressaltou que “sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade”, apelando também à importância ao meio ambiente da reciclagem.

“Uma empresa com 25 anos de serviços prestados a uma comunidade não se fez somente do seu chefe, do seu diretor. Ela se fez e se faz também através da sua família, dos seus colaboradores” - apontou o secretário de esportes e lazer Betão Carneiro. Fabiano Vacaria (PTB), por sua vez, ressaltou os seus esforços e sua atuação social: “Todo aquele que abre tempo nos dias de hoje, tão corridos da vida pessoal e dos seus negócios, para fazer o lado social e pensar um pouco no próximo, é digno do nosso reconhecimento, é digno do nosso apreço”.

Valdivino Cabral da Silva agradeceu as homenagens recebidas na sua fala na tribuna. “Foi uma honra ser reconhecido pelos meus trabalhos e contribuição à comunidade. Agradeço a todos os vereadores aqui presentes pelo justo reconhecimento” - agradece.

Já o Esporte Clube Brasil é uma equipe tradicional do futebol amador de Vacaria. Além de títulos conquistados a nível municipal, também foi campeão gaúcho de amadores em 1969, a sua maior conquista esportiva. Também revelou atletas para o futebol profissional, como o goleiro Gasperin, bicampeão brasileiro com o Sport Club Internacional (1976 e 1979). O time celebra 95 anos de fundação no dia 7 de setembro.

“Um clube de futebol que tem uma história, que levou o nome de Vacaria (...)” - citou o vereador Valmir Grazziotin (Republicanos), autor da homenagem ao clube. Grazziotin atuou no Cristal, clube adversário do Brasil. Apesar disso, revelou o desejo de que o clube alcance o futebol profissional. “Olha o Glória. O Glória disputava com nós também os campeonatos. Quantos anos o Glória jogou o [campeonato] amador? Hoje o Glória representa Vacaria no [futebol] profissional”.

“É uma marca vacariana, uma marca do esporte vacariano” - apontou o vereador Fernando Lucena Maciel (PDT). “Muito antes do Glória, o Brasil já era campeão amador do estado do Rio Grande do Sul. Já era conhecido, já era o time a ser batido” - completou. O secretário Betão Carneiro, que também atuou no clube, também citou: “95 anos. Muitos e muitos dirigentes, muitos e muitos presidentes. Muitos e muitos colaboradores passaram por essa entidade. O Esporte Clube Brasil, que surgiu em 1928, fez, faz e fará parte da história de Vacaria”.

A placa em homenagem ao clube foi entregue pelo vereador Valmir Grazziotin ao presidente Luís Vicente Rodrigues Santi e a Carlos Alberto Oliveira de Jesus, que representou o presidente dos veteranos Edson Rodrigo Maggero.

“Podemos dizer com certeza que o Esporte Clube Brasil inspirou a fundação de muitos clubes na nossa cidade e região” - citou o presidente Luís Vicente. “[...] representamos uma entidade que tem história, a qual foi construída ao longo dos seus 95 anos com muita luta, muita responsabilidade e que essa história tem que ser preservada” - apontou Carlos Alberto.