GRANDE EXPEDIENTE DESTA TERÇA HOMENAGEIA CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE VACARIA

11/10/23 01:19:30

Entidade trabalha com enfoque na saúde mental de pacientes

A sessão desta terça-feira (26) contou com Grande Expediente em homenagem ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vacaria. A entidade foi homenageada por suas ações no tratamento de transtornos psicológicos e na conscientização e combate ao suicídio no Setembro Amarelo. O autor da homenagem foi o vereador Fernando Cechinato Maciel (PSB).

“Não podemos nos calar. Esse é o objetivo de hoje do trabalho de vocês e da prevenção do suicídio, também na parte de álcool e drogas [...] precisamos trazer o tema à tona cada vez mais todo dia, não só no Setembro Amarelo” - apontou Cechinato em sua fala na tribuna. “Ele ocorre na própria casa, ele ocorre na casa do vizinho da rua e às vezes a gente nem tá sabendo. Ou não está se inteirando ou quer fazer de conta que não viu” - completa.

Cledson Padilha Vieira, gerente de saúde mental do CAPS, representou a entidade na tribuna. Ele citou a evolução da abordagem no tratamento de pessoas com saúde mental, saindo da antiga lógica manicomial de isolamento e passando a integrar as pessoas em tratamento na sociedade. “A gente sai do processo doença e sai para um campo psicossocial. Não que a doença não vá ser tratada, mas essa pessoa é uma pessoa que tem direitos e que antes da doença ela tinha uma história, ela tem um nome, ela é muito mais do que uma pessoa com uma doença” - aponta.

Os vereadores aproveitaram seus espaços de fala para prestarem elogios ao CAPS. Após as homenagens, os vereadores votaram e aprovaram dois projetos na ordem do dia. Foi aprovada a contratação temporária e emergencial de um operador de máquinas para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Já o vereador Aldo da Silva (PSDB) trouxe o Projeto de Lei Legislativo nº 27/2023 em que solicita que sejam colocados os horários nas placas de carga e descarga e nas placas de estacionamento reservado para pessoas idosas.

Os espaços reservados para carga e descarga não podem ser utilizados para estacionar por carros de passeio das 7h às 10h e das 15h às 20h. Já as vagas de estacionamento para idosos não podem ser ocupadas por pessoas não-idosas em nenhum horário. Mesmo assim, o próprio vereador proponente relatou presenciar situações de pessoas estacionando nesses espaços e descumprindo a lei.

“O pessoal tá tendo muita dificuldade em estacionar nesses locais porque o povo não está respeitando. O pessoal prefere pagar pro Consepro a vaga na zona azul, mas estacionando na vaga pros deficientes, dos idosos, principalmente também nas farmácias” - aponta o vereador. Ele afirma que as informações adicionais irão disciplinar mais as pessoas que não podem estacionar esses locais, o que daria mais dignidade a deficientes físicos, idosos e trabalhadores que precisam realizar cargas e descargas.

A próxima sessão ordinária na Câmara será na segunda-feira (02/10).