MUDANÇA NO PADRÃO DO CARGO DE MERENDEIRA APROVA AUMENTO SALARIAL PARA A CATEGORIA

19/10/23 05:02:20

Aumento estimado para profissionais da área é de cerca de 10%

A sessão ordinária de segunda-feira (2) teve um total de 14 projetos aprovados, sendo 12 de autoria do Poder Executivo e duas indicações de vereadores.

O projeto de maior impacto foi a aprovação da mudança no padrão do cargo das merendeiras do município, que sai de E3 para E3-A. Segundo estimativas do Sindicato dos Municipários de Vacaria (SIMVA), estima-se um aumento de 10% no vencimento básico dos profissionais da área.

“Há muito tempo a gente lutava por isso. Estamos felizes com esse passo que foi dado hoje” - comentou a presidente do SIMVA Olívia Maciel Carraro. “Isso importa num reajuste estimado de 10% para as servidoras e isso e aí os valores vão alterar dependendo da progressão da carreira que cada uma delas têm” - apontou Tatiane Maciel Gil Pasquetti, assessora jurídica do sindicato.

Outro projeto aprovado foi a concessão de um terreno de 60 mil metros quadrados à Associação dos Policiais Civis da 25ª Região. O local receberá um novo clube de tiro já adequado a novos decretos federais, que estabelecem distância mínima de 1 mil metros entre clubes de tiro e escolas.

“É uma área que já está pronta pras nossas atividades externas, principalmente tiro ao prato” - citou Edson Gerlach, presidente da associação. “Existe uma mata de eucaliptos lá que serve como barreira natural” - completa.

Além dessa concessão, outras três foram concedidas: 573 metros quadrados à empresa Misael Campos de Campos e 4,6 mil metros quadrados às empresas Frutas do Vale e Perfecta - Consultoria Agrícola. Outras duas concessões foram revogadas, uma por desistência e outra por nulidade no processo.

Outros quatro projetos destinaram repasses: R$ 1,3 milhão para folha salarial e custeio no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, além de R$ 750 mil para o Programa Assistir, R$ 152 mil para apoio à realização da 41ª Feira do Livro e R$ 150 mil para compra de medicamentos e material clínico em recursos recebidos para municípios atingidos pelas enchentes. Ainda do executivo, foi autorizada a contratação temporária e emergencial de um nutricionista.

Dos vereadores, Fernando Cechinato Maciel (PSB) trouxe indicação solicitando aumento no pagamento do vencimento para o cargo de servente. Segundo o vereador, “A categoria tem o menor padrão entre todas elas, está no E1. Algumas receberam R$ 1.031 de piso-base, que é menor que o salário mínimo federal” - aponta.

Já Fabiano Vacaria (PTB) trouxe indicação em que pede estudos do Poder Executivo para firmar convênio com clínicas de recuperação para dependentes químicos. Segundo ele, “A dependência química tem sido um problema que tem assolado muitas famílias no nosso município” e que “enquanto poder público, estarmos dando a nossa contrapartida para a nossa comunidade, primeiramente auxiliando essas famílias no momento de fazer essas internações de forma gratuita e também, num segundo momento, proporcionando pra que esses jovens, essas pessoas que estão na dependência química ou alcoolismo, possam recuperar-se e serem inseridas na nossa comunidade” - completa.