PROJETO APROVA PALESTRAS PARA PREVENÇÃO A ISTs e AO USO DE ÁLCOOL, TABACO E DROGAS

20/10/23 09:55:52

Ideia é capacitar profissionais para realizar trabalhos preventivos

A noite desta terça-feira (3) tinha originalmente agendada uma sessão solene em homenagem aos 70 anos do Rotary Club de Vacaria. Porém, em virtude do falecimento do irmão de um dos integrantes da entidade na segunda-feira (4), a sessão solene foi cancelada e remarcada para o dia 10 de outubro.

Com isso, foi realizada sessão ordinária normal. No plenário, a sessão teve um total de 7 projetos aprovados: 4 de autoria do Executivo e 3 indicações de vereadores.

Foram destinados R$ 196 mil para pagamento de diárias, energia elétrica, água e manutenção em geral das atividades da Secretaria de Desenvolvimento Social. R$ 723 mil foram repassados para vencimentos e obrigações patronais dos servidores da Guarda Municipal e R$ 288 mil vieram do Fundo Nacional de Saúde para profissionais da enfermagem ao mês de setembro deste ano.

Ainda do Executivo, R$ 12 mil foram destinados para palestras para prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis a estudantes do ensino médio do município e peças teatrais para prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas aos alunos das séries iniciais. Para isso, será necessária capacitação profissional de servidores da área da saúde. “A gente quer capacitar os profissionais da área da saúde, visto que existem informações bem contundentes de que o profissional da área da saúde não sabe como abordar esse tema” - aponta Luciane Ghedini, bioquímica que trabalha na área de prevenção ao uso de álcool.

Dos vereadores, Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) trouxe indicação em que pede a instituição do auxílio aluguel no município para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade econômica e social e que precisam ser afastadas do lar. O benefício seria pago por até seis meses. Pedro Guerreiro (PSDB) trouxe indicação solicitando o aumento da vida útil dos ônibus do transporte público em Vacaria - dos atuais 8 anos para 15 anos. Já o vereador Pingo Rezende (Progressistas) trouxe indicação solicitando a construção de um pórtico no acesso ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Todos os projetos e indicações foram aprovados por unanimidade.