SERVIDORES MOTORISTAS RECEBEM AUMENTO NO PAGAMENTO DE DIÁRIAS PARA FORA DO MUNICÍPIO

15/08/23 09:39:49

Valores da meia diária e da diária integral foram aumentados em votação na Câmara nesta segunda (12)

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou, nesta segunda-feira (12), um total de sete projetos. Entre os principais, esteve a aprovação de um reajuste no valor do pagamento de diárias para os servidores motoristas do município em viagens para fora do município. Isso inclui, por exemplo, os motoristas da área da saúde que transportam pacientes para outras cidades para atendimento médico.

A meia diária subiu de R$ 40 para R$ 52, enquanto a diária integral subiu de R$ 70 para R$ 84. Além disso, as diárias passam a ser vinculadas ao Valor de Referência Municipal (VRM), o que garante reajustes futuros anuais. O tema já havia sido alvo de indicação do vereador suplente Jonas dos Santos Silva (PSD), que trouxe a questão envolvendo os motoristas pela primeira vez.

Outra medida aprovada na sessão foi a alteração no número de membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que sobe de 10 para 12, além de alterar a composição dos integrantes: seis representantes serão do Governo Municipal e os outros seis serão da sociedade civil. Além disso, foi aprovada também a contratação temporária de mais nove atendentes de creche para as escolas de educação infantil do município e um repasse de R$ 56,5 mil referentes a diferenças apuradas nos processos de transporte escolar de alunos.

- Há várias mudanças no itinerário [dos alunos], onde uma criança se muda e vai no final de uma linha que não era feita. Ela acrescenta valores e não está dentro do orçamento - justificou o líder do governo, o vereador Mário Bala (PSDB), para fazer a suplementação orçamentária no transporte escolar.

O vereador Alexandre de Souza Silva (PSDB) trouxe indicação pedindo a construção de uma quadra de futebol areia no bairro Borges, atrás do posto de Saúde Tereza Catarina de Almeida Rodrigues. Indicação semelhante foi feita pelo vereador Fernando Cechinato Maciel (PSB), só que no Bairro Barcelos. Cechinato também trouxe um projeto de Decreto Legislativo concedendo o prêmio Vacariense de Incentivo à Empresa Point Car.

Novo vereador, novas homenagens

Também na segunda-feira, Vinícius de Andrade (PDT) assumiu temporariamente as funções como vereador. Ele substitui Fernando Lucena Maciel, que está licenciado por questões médicas. O novo parlamentar trouxe na sessão de terça-feira (13) dois decretos legislativos.  Ele pediu para que sejam realizadas homenagens ao Dr. Enderson Carlos Zulianello da Silveira, médico profissional autônomo no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, e ao Sr. Felipe Vanin Rizzon, professor de Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e servidor no Ministério Público.