SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA 70 ANOS DO ROTARY CLUB DE VACARIA

27/10/23 10:14:15

Entidade do terceiro setor é marcada por sua atuação social

A noite desta terça-feira (10) celebrou sessão solene ao Rotary Club de Vacaria, entidade que comemorou seu aniversário de 70 anos de fundação no dia 2 de outubro.

Ao todo, os Rotarys estão presentes em quase todos os países, com mais de 46 mil clubes e 1,4 milhão de associados. É a única organização não-governamental com assento na ONU. Em Vacaria, são 43 associados, sendo 10 sócios honorários. A entidade do terceiro setor possui forte destaque em ações sociais, com contribuições significativas em áreas como educação e saúde.

“O rotariano é um líder voluntário oriundo de diversas áreas de atuação profissional. São empresários, comerciantes, profissionais autônomos, entre outros que compartilham seu tempo, compartilham seu trabalho e o seu talento de forma espontânea” - comentou Mauro Deluchi Schuler (PSB), autor da homenagem. “Seus integrantes parecem pessoas comuns, mas não são. São uns felizardos, porque eles foram contaminados com o vírus da solidariedade. E ainda descobriram que quando a solidariedade é exercitada, ela transcende todos os limites do imaginável e se sublima cada vez mais” - completou.

Ronaldo Pontel, presidente do Rotary Club de Vacaria, compôs a mesa oficial e discursou em nome da entidade na tribuna. Ele citou os projetos realizados, o impacto positivo da entidade na comunidade vacariense e agradeceu o apoio dos colegas e da comunidade: “No momento em que se completa 70 anos, é importante agradecer aos nossos parceiros, colaboradores, aos que estiveram juntos nessa caminhada de sucesso. Sem o apoio de outras pessoas, sem o apoio da comunidade, das instituições e também das entidades, não se poderia tornar possível a concretização de tão importantes projetos” - apontou.

Cinco vereadores líderes de partidos, além do vice-prefeito Marcelo Dondé, representando o Poder Executivo, discursaram na tribuna.

- São 7 décadas de trabalho prestado no nosso município e nós costumamos dizer aqui o quanto é importante termos entidades, associações e órgãos que sirvam como um braço estendido do poder público e que muitas vezes, através do trabalho voluntário, conseguem chegar lá na ponta” - Fabiano Vacaria (PTB).

- Muitas vezes, quem é beneficiado nem sabe o trabalho que é feito. Às vezes vai lá no hospital, se vale de um aparelho, de um equipamento que foi entregue por essa entidade, salvou a tua vida, salvou a vida da tua família e não sabe que existe - Fernando Lucena Maciel (PDT).

- Vocês ajudam crianças, jovens, idosos, todos. Na área da saúde, na área de mobilidade, com sugestões, com ideias, na área da segurança, vocês são parceiros - Pingo Rezende (Progressistas).

- [...] a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro. Uma ideia semelhante a do amor ao próximo. Isso é Rotary, isso é ser rotariano, isso é ser rotariana - Selmari Etelvina Souza da Silva (PT).

- É uma honra para nós, vereadores, parabenizar todos os envolvidos ao longo destes anos, bem como pelo comprometimento com a sociedade vacariana - Silvana Montanari (PL).

- [...] porque é transformar a comunidade e realmente o Rotary trabalha para transformar a comunidade. Fazer um mundo melhor, distribuir solidariedade - Marcelo Dondé.