SESSÃO SOLENE NO CTG RANCHO DA INTEGRAÇÃO HOMENAGEIA LAURI TEREZINHA BRANDÃO DE ALMEIDA

Data de publicação

Data de atualização

05/10/23 05:23:06

Natural de Esmeralda, Lauri é figura histórica do tradicionalismo gaúcho

O CTG Rancho da Integração foi o palco da sessão solene da Câmara Municipal de Vacaria na noite desta segunda-feira (18). A homenageada com o troféu Candeeiro Farrapo, honraria tradicionalista máxima do legislativo vacariense, foi Lauri Terezinha Brandão de Almeida.

A cerimônia da entrega do troféu Candeeiro Farrapo completou seu 20º aniversário em 2023.

O vereador Pingo Rezende (Progressistas) presidiu a sessão solene. Fabiano Vacaria (PTB), Fernando Lucena Maciel (PSB) e André Rokoski (Progressistas), além da presidente da Câmara e autora da homenagem, Clarice Brustolin (PSDB), fizeram o uso da palavra no púlpito do CTG para prestar homenagens. Pelo Poder Executivo, a secretária de cultura e turismo Simone Gobetti Boeira fez seu pronunciamento em nome do prefeito Amadeu de Almeida Boeira. O patrão do CTG Rancho da Integração, Roberto Almeida, também se pronunciou como anfitrião.

Clarice Brustolin não desperdiçou a oportunidade para tecer elogios à homenageada. Para ela, Lauri é uma pessoa “(...) que muito fez pela tradição do nosso município e também eleva o nome da nossa região para o estado e até mesmo pro país” - afirma. Pingo Rezende, que possui forte ligação com o tradicionalismo e com a homenageada, reafirmou o merecimento da entrega do troféu a Lauri: “Essa homenagem foi um reconhecimento ao trabalho da Lauri pela tradição gaúcha. Não só em Esmeralda, não só em Vacaria, como no Rio Grande e na 8ª Região [tradicionalista do MTG]. E eu tive a oportunidade e tenho a oportunidade de conviver com ela, viajar pelo estado e pelo Brasil e sei do amor que ela tem pelo tradicionalismo”.

A sessão também contou com a participação de uma invernada artística da APAE, que se apresentou no salão do CTG. Josué e seu avô também se fizeram presentes para cantar a música Destino de Peão, de Noel Guarany. Mais tarde, os chuleadores Pedro Henrique Paiz de Souza Iscaim e Germano Antunes da Boita, alunos do professor Mateus Bareia, também fizeram suas apresentações diante do público.

Ao final, a vereadora Clarice Brustolin fez a entrega do troféu Candeeiro Farrapo a Lauri. Visivelmente emocionada, Lauri afirmou estar surpresa com a proporção da homenagem. Em entrevista logo após a sessão solene, ela afirmou que a ficha ainda não havia caído. “A minha felicidade é enorme, gente. Eu acho que depois que eu entrar no carro eu vou chorar [de emoção]. Porque agora eu tô segurando, tá saindo água dos olhos. Muita homenagem, muitos elogios, ouvi muita coisa boa que nem eu sabia”.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces