SESSÕES SÃO MARCADAS POR HOMENAGENS E LUTO ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO ESTADO

09/05/24 04:47:02

Sessão ordinária de terça-feira foi levantada

A sessão ordinária desta segunda-feira (6) não teria como não refletir um sentimento óbvio: consternação. Embora Vacaria não tenha sido uma cidade atingida pelas fortes chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias, os parlamentares demonstraram solidariedade às famílias atingidas em seus discursos.

“A quem está à procura de familiares, não percam a esperança. Às pessoas feridas desejo cura humana, psicológica e espiritual. A todos os atingidos, não percam a fé e a coragem. Nosso Rio Grande do Sul precisa da ajuda de todos neste momento de dor” - citou a vereadora Deise Montanari (PSDB), líder do governo.

O líder da oposição, Fernandinho Maciel (PDT), e André Rokoski (PL), parabenizaram os esforços da comunidade vacariense nos esforços de doações de itens para diminuir o sofrimento das famílias atingidas: “Eu quero parabenizar a comunidade de Vacaria, que é solícita, como várias outras cidades” - citou Fernandinho, “mas como a gente mora aqui, nós, que somos representantes desta comunidade, quero parabenizar a cada instituição, a cada empresa privada, a cada pessoa que destinou a fazer algum tipo de movimento, ter alguma atitude” - completou o parlamentar. André Rokoski (PL), por sua vez, afirmou que tem “certeza que certamente nós sairemos vencedores e melhores como seres humanos depois disso tudo que aconteceu”.

Fabiano Vacaria (União Brasil) também citou os esforços de solidariedade a nível nacional, mas ressaltou a necessidade de agilidade dos entes públicos para a rápida liberação de recursos. “Reconheço muito o valor importante do nosso presidente vir aqui, reconheço o trabalho das autoridades gaúchas que estão trabalhando uma grande frente, mas precisamos agora também que nossos políticos, especialmente os de primeiro escalão, que estão no Congresso, desburocratizem pra que os recursos que o estado do Rio Grande do Sul necessita cheguem aqui o mais rápido possível” - citou.

Por essa razão, por concordância mútua das bancadas de situação e de oposição, a sessão ordinária de terça-feira (7) foi levantada em homenagem e luto aos atingidos. Não foram realizadas discussões, sendo apenas votados os projetos que foram colocados na ordem do dia.

VEREADORES APROVAM R$ 150 MIL PARA ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Ao todo, as sessões de segunda e terça-feira aprovaram quatro projetos. Um repasse de R$ 150 mil foi destinado à Secretaria de Educação para a compra de móveis e equipamentos para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Segundo o secretário da pasta, Yuri Della Giustina, o material será utilizado principalmente pela educação infantil, que possui uma demanda maior de mobiliário, como camas empilhadas e cobertores.

“São materiais permanentes que a gente manda para as escolas para elas poderem acolher as crianças tanto no ensino fundamental quanto na educação infantil. A gente compra mobiliário, melhora as estruturas das escolas pra que a gente possa ter um atendimento digno pra que os profissionais também desempenhem da melhor forma possível o seu dia a dia” - afirma o secretário.

Os outros três projetos envolveram contratações temporárias de profissionais:
  • Projeto de Lei Executivo nº 78/2024: autoriza a contratação de um pintor para a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. O vencimento básico é de R$ 1.127,88 para 44 horas semanais;
  • Projeto de Lei Executivo nº 79/2024: autoriza a contratação temporária de um professor de inglês para a EMEF General Osório. O vencimento básico é de R$ 1.585,27 para 20 horas semanais;
  • Projeto de Lei Executivo nº 80/2024: autoriza a contratação temporária de três técnicos em enfermagem para as unidades de saúde do município, com vencimento básico de R$ 2.105,38 para 40 horas semanais.

DOE PARA AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

O ginásio Dom Orlando Dotti está aberto para receber doações da comunidade vacariense das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia, na Rua Sete de Setembro, nº 110. É possível doar alimentos não-perecíveis, itens de higiene e limpeza, itens para casa, como cobertores, colchões, toalhas de banho e calçados, além de rações para animais.