APROVADA POR UNANIMIDADE A MOÇÃO DE APOIO À CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS EM CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL

22/06/2020

22/06/20 07:33:54

Documento demonstra apoio aos aprovados no concurso de inspetor e escrivão da Polícia Civil no ano de 2018

| Crédito: Giordana Grigol

Por Giordana Grigol

Na sessão desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram por unanimidade, o envio da Moção de Apoio 12/2020, de autoria do vereador Mauro Deluchi Shuler para o governo gaúcho. O documento demonstra total apoio a todos os aprovados no concurso de inspetor e escrivão da Polícia Civil no ano de 2018, para que sejam convocados imediatamente e assim possam suprir a necessidade do baixo efetivo policial na Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Segundo o vereador autor, a perspectiva de uma nova turma de policiais seria apenas para março de 2021. “Conforme cronograma divulgado pelo governo em novembro do ano passado, a previsão é de turmas muito pequenas, apenas 130 agentes, prejudicando desta forma o chamamento de todos os aprovados no certame. Mesmo sendo a instituição que tem maior deficit de policiais, conforme o número previsto em lei para a instituição, a Polícia Civil foi a única que não teve todos os aprovados contemplados, comparando com as demais instituições de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.”

O vereador Mauro ainda destaca a importância do trabalho da Polícia Civil para a população. “Deixo um alento da urgência desta temática. A convocação dos aprovados vem a agregar e suprir as carências que a instituição enfrenta no dia a dia. Inúmeros crimes acontecem todos os dias, em todas as regiões e inúmeros municípios sofrem com o baixo efetivo policial.”

A Moção de Apoio será encaminhada ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e para o secretário de Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.