GRANDE EXPEDIENTE DE SEGUNDA-FEIRA HOMENAGEIA SINDICATO MÉDICO DO RIO GRANDE DO SUL

14/11/23 11:10:37

Entidade sindical da categoria completa 92 anos em 2023

A sessão ordinária de segunda-feira (23) homenageou no Grande Expediente o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A entidade de classe celebra 92 anos de fundação em 2023, sendo a maior entidade sindical da América Latina.

A autora da homenagem foi a vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT). Ela apontou a necessidade da valorização e do reconhecimento dos profissionais para os trabalhos na saúde pública. “Que cada vez mais as pessoas possam ver nos médicos, nesta classe, os representantes da saúde pública [...] que as pessoas, que a sociedade possam ter esse reconhecimento da função, a tarefa e a missão que os médicos têm” - apontou em sua fala na tribuna.

Fernando Ubert Machado, diretor-geral do Simers, citou em seu discurso na tribuna que o trabalho da instituição sindical passou apenas da defesa da valorização dos profissionais da categoria e também passou a pautar melhorias nas próprias condições de trabalho para um exercício profissional mais pleno e qualificado. Citou também as parcerias com o poder público, instituições e empresas privadas. “Nós estamos no mesmo lado na mesma luta por uma assistência em saúde de qualidade e pela valorização do profissional médico” - afirmou.

A sessão de segunda-feira (23) na Câmara também contou com mudanças no quadro de vereadores. Deise Montanari (PSDB) retornou à vereança na Câmara após a sua saída da Secretaria Municipal de Habitação. Ela substitui Mário Bala e é a nova líder do governo. Na sua primeira fala após o retorno, ela citou os trabalhos realizados na secretaria e agradeceu aos seus antigos colegas. “Trabalhar junto com vocês e estar à frente da secretaria foi um sonho realizado e sei o quanto aprendemos e fomos longe. Agora sigo para um novo projeto”.

Foram votados e aprovados oito projetos, todos de autoria do Executivo. Foi aprovado um repasse de R$ 730 mil para a pavimentação asfáltica da Rua Brudemburgo, no trecho entre a BR 116 e a Rua Júlio de Castilhos. Outros projetos que envolveram repasses são na área da saúde: R$ 203 mil para a compra de equipamentos no atendimento da saúde bucal e R$ 64 mil para aquisição de medicamentos aos pacientes da rede pública. Também foi aprovada a concessão de um terreno de 2,2 mil metros quadrados à empresa Elo Serviços de Concretos.

Foi aprovado projeto de lei que concede o título de cidade irmã de Vacaria ao município de Biguaçu, Santa Catarina. Entre as semelhanças dos municípios, estão gincanas culturais, que estão entre as maiores de cada estado. Também foram alterados aspectos na concessão do benefício funeral a famílias de baixa renda, acrescentando o sepultamento em carneiras e gavetas e a possibilidade de cremação. Por fim, outro projeto altera trechos em uma lei para constar a matrícula na qual cada terreno pertence. As alterações foram solicitadas pelo cartório de registro de imóveis da comarca de Vacaria.