10 ANOS DO INSTITUTO FEDERAL SÃO DESTACADOS EM SESSÃO SOLENE

05/12/2018

05/12/18 03:46:52

Solenidade aconteceu na terça-feira (04) e contou com a presença de professores, servidores, alunos e amigos do IF

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal de Vacaria realizou nesta terça-feira (04) sessão solene de homenagem ao Instituto Federal pelos seus 10 anos de atividades em todo o território nacional.

Professores, servidores, alunos e amigos do Instituto Federal campus Vacaria participaram do evento, que destacou a trajetória dos Institutos Federais, desde sua criação em 2008 pela Lei 11.892 até hoje.

“Sem dúvida alguma, a maior virtude do Instituto Federal foi promover a interiorização do ensino federal, levando educação pública de qualidade a cidades que não tinham essa possibilidade, como é o caso de Vacaria, dentre 650 unidades em todo o país. Isso muda vidas, faz a diferença, pois as pessoas não precisam se deslocar, permanecem em seus municípios trabalhando para transformar a realidade local”, disse Tatiana Weber, pró-reitora administrativa do IF Rio Grande do Sul, do qual o campus Vacaria faz parte. Tatiana veio de Bento Gonçalves para acompanhar a solenidade.

O IF campus Vacaria é uma autarquia desde 2015. Possui autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Conta atualmente com 384 alunos, número este que pode triplicar nos próximos anos. Oferece oito cursos, do ensino médio à pós-graduação.

O vereador Douglas Cenci (PT) foi o idealizador da homenagem ao Instituto Federal. Em seu pronunciamento na solenidade, Douglas destacou que o IF ampliou o acesso à educação para toda a população: “Parabenizo os estudantes, toda a comunidade que fez e faz parte dessa história, os 76 profissionais que atuam aqui em Vacaria que, apesar das adversidades, asseguram uma educação gratuita e de qualidade, superando as desigualdades sociais, oportunizando e assegurando o acesso à educação, sem qualquer distinção, à nossa população”.

Douglas salientou que o IF se diferencia por oportunizar ensino, pesquisa e atividades de extensão aos estudantes, contribuindo para a formação profissional: “Mais de 90% dos alunos de alguns cursos já foram inseridos no mercado de trabalho, isso comprova a qualidade e credibilidade do IF”.

O Diretor geral do IF campus Vacaria, Gilberto Putti, agradeceu o apoio de todos os que se empenharam para que o IF campus Vacaria fosse uma realidade. Putti destacou a inclusão da população de baixa renda: “O Instituto possibilitou a inserção de pessoas que jamais teriam a chance de estudar se não fosse gratuitamente: 50% das vagas são destinadas às cotas e 50% para quem tem mérito. É um sistema justo”, pontuou.

Dos 15 vereadores, 13 estiveram presentes na solenidade. Além do proponente Douglas, cinco vereadores se pronunciaram enaltecendo a relevância do IF para o desenvolvimento de nossa cidade: Vanesa de Almeida Boeira, André Rokoski, Fernando Lucena Maciel, Marcelo Dondé e Osvaldo Grigolo Junior.

O Executivo foi representado pelo Diretor Executivo da Secretaria Municipal de Educação, Silvandro Porto da Fonseca, e a sessão foi conduzida pelo presidente Mauro Deluchi Schuler (PSB): “Esta é a última sessão solene do ano e fechamos com chave de ouro. Todos os gestores do IF podem ter a certeza do apoio da Câmara nos desafios enfrentados. No que pudermos, vamos sempre colaborar para não só manter, mas fazer crescer essa instituição em nossa cidade. Vida longa ao IF”, concluiu.