A DOAÇÃO DE TRÊS ÁREAS PARA A INSTALAÇÃO DE EMPRESAS NO MUNICÍPIO FORAM APROVADAS

02/10/2019

03/10/19 11:25:59

As empresas Gummi do Brasil S.A, Nutrien do Brasil S.A e Metalúrgica Serrana Eireli receberão áreas do município

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária de segunda-feira (30), três projetos de lei executivos que autorizam o município a doar áreas para as empresas Gummi do Brasil S.A, Nutrien do Brasil S.A e Metalúrgica Serrana Eireli instalarem-se em Vacaria.

REUNIÃO PARA TRATAR DA DOAÇÃO DE ÁREAS

Na tarde de segunda, os vereadores receberam em reunião, na sala da presidência, o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Mário Almeida, juntamente ao Engenheiro Civil representante da Gummi do Brasil S.A e Nutrien do Brasil S.A, Carlos Emídio, para tratar dos Projetos de lei executivos 139 e 145/2019 que doam de áreas aos dois empreendimentos.

O Secretário Mário falou aos vereadores da necessidade de aprovação das doações de áreas ainda neste ano devido a proximidade do ano eleitoral, em que o município encontra-se impedido de realizar qualquer doação, além de postergar o prazo para instalação de novas empresas na cidade.

O Engenheiro Civil que representa a Gummi e Nutrien, Carlos Emidio, falou aos vereadores sobre o ramo de atuação das empresas e seus potenciais de desenvolvimento no município. Segundo Carlos existe a possibilidade de se pleitear investidores dentro do Brasil e até mesmo na China para os dois segmentos.

GUMMI DO BRASIL E NUTRIEN DO BRASIL

O Projeto de lei executivo 139/2019 autoriza o município a doar uma área de 299.978 m², localizada na área da antiga Fepagro para a empresa Gummi do Brasil S.A.

A empresa implantará uma fábrica de extração de óleo vegetal e transformação em biodiesel e derivados (lecitina, glicerina e óleo vegetal degomado) e uma usina termoelétrica de etanol de milho, visando a exportação destes produtos.

Entre as contrapartidas, a Gummi do Brasil compromete-se a gerar 120 empregos diretos, conforme projeto de instalação da empresa e a investir o montante de R$ 750 milhões em infraestrutura, obras civis, máquinas e equipamentos, conforme projeto de instalação da empresa.

Acesse aqui o Projeto de doação de área a Gummi do Brasil.

O Projeto de lei executivo 145/2019 autoriza o município a doar uma área de 100.001 m² localizada na área da antiga Fepagro, para a empresa Nutrien do Brasil S.A.

A Nutrien instalará no município um abatedouro de frangos, fábrica de ração e integração dos núcleos de criação, e investirá aproxidamante R$ 400 milhões de reais na construção de pavilhões industriais para armazenamento de embalagens, prédio administrativo, silos, aquisição de equipamentos, dentre outros.

A empresa comprometeu-se na geração de aproximadamente 900 empregos diretos e previsão de faturamento anual de cerca de R$ 700 milhões de reais.

Acesse aqui o Projeto de doação de área a Nutrien do Brasil. Os dois Projetos foram aprovados pelos vereadores por unanimidade.

METALÚRGICA SERRANA EIRELI

Também foi aprovado o Projeto de lei executivo 142/2019 que autoriza o município a doar área de 2.520 m², localizada no bairro Monte Claro à Metalúrgica Serrana Eireli LTDA.

A empresa atua na fabricação e montagem de estruturas metálicas como pavilhões, esquadrias, pórticos, coberturas, mezaninos, máquinas, equipamentos para elevação de cargas, aparelhos de refrigeração e ventilação para uso comercial e industrial. A Serrana Eireli está em Vacaria desde 2018 e agora busca expandir suas atividades no município.

Como contrapartida a empresa compromete-se a gerar 15 empregos diretos e investir o montante de R$ 500 mil em infraestrutura, obras civis, máquinas e equipamentos, conforme projeto de instalação da empresa.

O Projeto também foi aprovado por unanimidade. Acesse aqui o Projeto na íntegra.