AMMA 50 ANOS – UMA HISTÓRIA DE SOLIDARIEDADE

04/09/2019

04/09/19 01:23:29

Projeto idealizado pela Irmã Maria Cecília Biazi tornou-se realidade graças ao apoio da comunidade

| Crédito: Arthur Alexandre

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria realizou nesta terça-feira (03), sessão solene em homenagem à Associação dos Meninos e Meninas Assistidos (AMMA), atendendo uma proposição do vereador André Rokoski (MDB).

Fundada no dia 3 de setembro de 1969, por iniciativa de um grupo de senhoras da sociedade vacariense em parceria com a Congregação das Irmãs de São José, Igreja Luterana A Voz da Cruz e Movimento Espirita de Vacaria foi concretizado o sonho da Irmã Maria Cecília Biazi que almejava ao longo de sua vida religiosa criar um espaço onde pudessem ser atendidas as crianças necessitadas de nosso município.

Num primeiro momento a entidade atuou como Casa Abrigo atendendo aproximadamente 40 meninos, na faixa etária dos 7 aos 12 anos de idade. A partir de 2009, quando a entidade adequou-se a nova realidade do Estatuto da Criança e do Adolescente e as demais leis em vigor passou a atuar no contratura escolar desenvolvendo projetos.

Em 2012, aderiu ao Programa Florescer, Instituto fundado por Elisabetha Randon. Através desta parceria passou a oferecer atividades culturais, esportivas e pedagógicas, promovendo a formação humana nas dimensões intelectuais, físicas, culturais e sociais, atendendo crianças e adolescentes de seis a 14 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social.

Depois do Florescer veio a parceria com o Ministério Público através do projeto Lapidando Cidadãos que nasceu da parceria de tenistas de Vacaria com a Associação dos Meninos e Meninas Assistidos, com o intuito de difundir o tênis em todas as classes sociais, especialmente para crianças vulneráveis, com o objetivo de transmitir valores que esse esporte de forma lúdica proporciona.

Inicialmente o projeto visava propiciar a prática do tênis a cerca de 70 crianças, no entanto, devido à receptividade das crianças, da população em geral e apoio de empresários locais, em 2019 iniciou o ano com mais de 400 crianças e adolescentes participando, tendo em média duas aulas na semana cada um.

A AMMA participa também do Projeto Reação, inciativa do Poder Público Municipal, que se realiza desde o ano passado oferecendo oficinas de reforço escolar e artes na Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha e atendimento a 50 crianças matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil Ildo Parizotto, que frequentam o Pré 2.

O proponente da homenagem vereador André Rokoski enalteceu o trabalho realizado pelas pessoas que se doaram e se dedicaram ao longo destes 50 anos à AMMA. André referiu-se ainda à importância das empresas e pessoas que encaminham recursos à instituição, viabilizando a continuidade do atendimento a este universo de quase mil crianças e adolescentes.

Ao manifestar-se na tribuna da Câmara sobre a homenagem recebida o presidente Jaime Perin agradeceu às pessoas e empresas que proporcionam o suporte necessário para realizar o trabalho da instituição. Perin agradeceu também ao Poder Legislativo que propôs emendas impositivas em beneficio da entidade através dos vereadores Douglas Cenci, Marcelo Dondé, Osvaldo Grigolo Júnior, André Rokoski e Fernando Lucena Maciel.