ANTENOR BOSSARDI RECEBEU O CANDEEIRO FARRAPO

Honraria foi entregue durante solenidade no CTG Rncho da Integração

| Crédito: Crystal Photos

por Elenise Minella

O Poder Legislativo vacariense realizou nesta terça-feira (17), durante sessão solene em homenagem a Semana Farroupilha, a entrega do Troféu Candeeiro Farrapo ao músico Antenor Seco Bossardi, do conjunto Os Queras.

Antenor nasceu em 28 de agosto de 1949, no então 8º distrito de Vacaria, hoje município de Monte Alegre. Aos sete anos Antenor já cantava em dupla com seu irmão, Mário Clair com uma gaita de madeira fazendo as introduções com a boca, imitando os irmãos Bertussi. Aos 17 anos animava serenatas e festinhas, influenciado pelo início da Jovem Guarda onde se autodenominou “O Brasa dos Pampas” e gravou um disco compacto em Porto Alegre no final da década de 60, onde se destacou a faixa “Borboleta do Jardim”.

Ainda no final dos anos 60, convidado pelo seu grande amigo Deoroci Silveira participou da criação da dupla “Os Vacarianos” onde tocou por dois anos. Em 1978, junto com os amigos: Linenso, Adão Matos e Hélio Petry fundou o Grupo “Os Queras” e gravou o LP “Rodeio de Emoções”. Neste ano através do CD “40 anos”, o Grupo voltou a destacar-se no cenário musical tradicionalista do Rio Grande do Sul.

Em seu pronunciamento, durante a sessão solene, o presidente do legislativo vereador Douglas Cenci falou sobre a importância da valorização dos artistas de nossa terra, porque levam o nome do município de Vacaria Brasil afora e o trabalho realizado pela comissão organizadora dos Festejos Farroupilha coordenada pelo sr. Aristides da Silva Costa Filho.

Ao agradecer a homenagem recebida Antenor Bossardi afirmou que o carinho e o reconhecimento demonstrado por todos será levado por ele para onde for, com o sentimento do dever cumprido de continuar divulgando a cultura gaúcha. Antenor dirigiu também uma mensagem de agradecimento e admiração aos músicos Deoroci Silveira, João Maria Pinheiro da Rosa e Synval Finger Boeira, o Querinha seu irmão de estrada há 40 anos.