APROVADA INDICAÇÃO QUE FORTALECE O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DE AUTISMO

14/04/2021

14/04/21 02:04:44

A proposta visa agilizar a participação de Vacaria no projeto estadual denominado TEAcolhe.

| Crédito: Moisés Oliveira

por Giordana Grigol

A Indicação 25/2021 do vereador Fernando Cechinato Maciel (PSB), foi aprovada na Sessão Ordinária de terça-feira (13).

A proposta visa agilizar a participação de Vacaria, com suas secretarias bases, de Educação, Saúde e de Assistência Social, concomitantemente com demais entidades como a APAE e ONG’s no projeto estadual denominado “TEAcolhe”. Esse projeto do governo gaúcho contempla um programa de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA).

O Transtorno do Espectro Autista reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger.

Conforme argumentação do vereador proponente, Vacaria tem a APAE, que trabalha nesta área há muito tempo, porém, é preciso expandir.

“Precisamos de mais atenção e isso poderá acontecer com esse projeto estadual através de qualificações e demais apoios interdisciplinares, além de estrutural, para que possamos evoluir em eficiência nos devidos atendimentos aos pequenos e adultos com tais características. Além disso, precisamos trabalhar a inclusão, em certos casos, nas escolas municipais, por isso da devida importância da participação da Secretaria da Educação.” - explicou o vereador Fernando Cechinato.