APROVADA INDICAÇÃO QUE SUGERE OFERTAR MERENDA NO PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR

31/07/2019

31/07/19 10:21:05

Indicação protocolada pelo vereador Mauro Schuler (PSB) alerta para a realidade social municipal

foto meramente ilustrativa | Crédito: Giana Pontalti

Por Giana Pontalti

Na sessão desta terça-feira(30), os vereadores aprovaram a Indicação 41/2019 elaborada pelo vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB) que sugere ao Executivo ofertar a merenda também no período de recesso escolar.

“Para muitos alunos, o período de férias é sinônimo de festa. Para outros, é quando a fome chega. Dados de uma pesquisa de segurança alimentar do IBGE apontam que, no Brasil, uma a cada cinco famílias tem alguma restrição alimentar, ou seja, se preocupa com o fato de não ter a comida do dia. Em Vacaria não é diferente. Todos nós vereadores andamos pelos cantos da cidade e sabemos que a fome é uma realidade. A merenda escolar ocupa um espaço importante, às vezes, é a única refeição do dia. Por isso, sugerimos à Prefeitura que abra as escolas no período de férias e continue servindo a refeição para aqueles alunos que necessitam dela”, explicou Mauro, na defesa de sua Indicação.

Durante o debate da proposição, o vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) destacou a importância do tema. “Acho que essa Indicação toca em um assunto muito sensível à sociedade que é a falta de alimentação, embora algumas lideranças no país vão à imprensa dizer que no país não existe mais fome. Quero saber o endereço desse Brasil para eu levar um monte de gente que está sofrendo para lá. No Município de Vacaria, se não estou enganado, 4.000 pessoas têm dificuldades de fazer três refeições diárias. Então é algo que temos de ter muita atenção, pois o fantasma da está muito vivo ainda. E, nesse momento, a gente tem que fazer que o poder público cumpra um papel de dar a garantia mínima da dignidade humana que é a de se alimentar”, destacou Osvaldo.

A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), que é professora, também comentou sobre a Indicação: “Acho fantástica a iniciativa, apenas sugiro que esse tema seja pensado pela Assistência Social porque nesse período de férias, que chamamos de recesso, oferecer alimentação não seria uma função institucional da escola. Penso que essas ações devam partir da Assistência Social”, comentou.

A Indicação 41/2019 seguirá agora ao Executivo como sugestão dos parlamentares.