APROVADA PELA MAIORIA DO PLENÁRIO A INDICAÇÃO SOBRE PROJETO DE CICLOVIA EM VACARIA

07/04/2021

07/04/21 03:02:26

Proposta solicita para a prefeitura a construção de uma ciclovia no projeto de pavimentação asfáltica da perimetral norte

| Crédito: Saulo Vargas

por Giordana Grigol

Foi aprovada na Sessão Ordinária de terça-feira (06), por 8 votos a favor e 6 contra, a Indicação 22/2021, de autoria do vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB). A proposta solicita para a administração municipal a construção de uma ciclovia/ciclofaixa no projeto de desenvolvimento da pavimentação asfáltica da perimetral norte do município, com um total de 6,5 quilômetros de extensão.

De acordo com a sugestão, o projeto pode ser iniciado pela entrada do Km 04, passando pelos bairros Municipal e Santa Cruz, pela estrada do graneleiro e saindo pela Avenida Antônio Ribeiro Branco, onde já possui uma ciclofaixa. Mauro sugeriu ainda, a colocação de tachas refletivas ao longo de toda ciclofaixa para que haja melhor sinalização nos locais.

Conforme o vereador proponente, este projeto tem com o intuito de promover a ocupação do espaço público, tornando-o um espaço de convivência e não só de passagem, desta forma deixando em boas condições para as pessoas usarem aos domingos com suas famílias, transformando-se uma área de lazer.

“O uso da bicicleta é benéfico à saúde dos cidadãos, pois o simples fato de usar a bicicleta como transporte os afasta do sedentarismo e de todos os problemas de saúde deles decorrentes. Além de proporcionar grandes benefícios ao corpo, pedalar ajuda muito a ter uma saúde mental de qualidade. Esse exercício aumenta a irrigação do cérebro, dá maior sensação de prazer, proporciona bem-estar, eleva o humor e torna o praticante uma pessoa muito mais feliz.” - declarou o vereador na defesa, durante a Sessão.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Mário Almeida, defendeu os votos contrários à Indicação. “A ideia é ótima, não somos contra a construção de uma ciclovia. O problema é que a partir do momento que você destina verbas para ciclovia você vai ter que tirar de algum lugar. E aí pensando que boa parte da população vai praticar o esporte à noite, ali é um local perigoso para essa prática, infelizmente. Além disso, o projeto para esta perimetral não é uma pista larga que oferece condições e segurança adequada aos ciclistas. Aí vamos colocar uns tachões lá, morre um ciclista e aí é culpa do prefeito que fez uma ciclovia mal feita! Vamos elaborar uma coisa bem feita e com condições, vereador [Mauro]. Não está no orçamento hoje a construção de uma ciclovia adequada.” - argumentou o vereador Mário Almeida.