APROVADAS DENOMINAÇÕES DA PRAÇA DA CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E DE RUA NO BAIRRO PARQUE DOS RODEIOS

29/09/2020

29/09/20 09:10:44

Ambas as denominações visam valorizar pessoas da comunidade

| Crédito: Giordana Grigol

Por Taís Vargas

Nesta segunda-feira (28), foram aprovados dois Projetos de lei legislativos que denominam espaços públicos em Vacaria.

DENOMINAÇÃO DE RUA NO BAIRRO PARQUE DOS RODEIOS

O Projeto de lei legislativo 20/2020 foi proposto pelo vereador Mauro Deluchi Schuler e denomina a rua “N” localizada no bairro Parque dos Rodeios de “Travessa Policarpo Pacher”.

Policarpo Pacher, nasceu em 02 de janeiro de 1912, na cidade de Rodeio, em Santa Catarina. Mudou-se para Vacaria junto de sua esposa somente em 1960 ano em abriu um restaurante no posto do senhor André Paganella, hoje Posto da Rede SIM, na rua Júlio de Castilhos, onde trabalhou por 5 anos, com restaurante 24 hrs devido ao grande fluxo de ônibus que vinham da Argentina.

Anos depois construiu um prédio, onde hoje encontra-se a CSM Acessórios, no bairro Parque dos Rodeios, permanecendo com o restaurante até 1984.

DENOMINAÇÃO PRAÇA DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

E o Projeto de lei legislativo 21/2020 proposto pelo vereador André Rokoski que denomina a praça localizada na capela Nossa Senhora do Rosário de “Enio Vargas de Lima”.

Eno Vargas de Lima nasceu na capela Nossa Senhora do Rosário, no Refugiado, onde também frequentou a escola e trabalhou. Ficou no interior até seus 20 anos fazendo serviço com trator e cuidado de um moinho.

Erm 1980 mudou-se para Caxias do Sul, onde por 23 anos se dedicou ao trabalho metalúrgico. Lá conheceu sua esposa, também natural do Refugiado/Vacaria. Aposentado com 40 anos, retornou junto d esua família ao Refugiado e recebeu o convite para assumir a comissão da Capela do Rosário, pelo anterior responsável Américo Klipel.

Em 2006 Ênio de Lima, assumiu a presidência da capela e permaneceu até 2010. A praça que levará seu nome foi iniciada por ele que gostava de inovações e lazer e sentia a necessidade de reunir mais a comunidade, em um local nos dias de festas, e que também fosse um espaço de reencontro para a comunidade do Refugiado.

Enio comentou sobre a ideia de ter uma praça na região com Elisabete Ritter de Vargas, amiga da família, que procurou um arquiteto para criar o projeto, envolvendo a prefeitura de Vacaria. O projeto da praça lançado na época acabou tendo modificações pela comissão pois devido as festas que estariam por acontecer, a comissão necessitou adaptar o local as suas necessidades.