APROVADO O REAJUSTE DE 2% PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

17/01/2020

17/01/20 03:29:32

O reajuste passa a valer de forma retroativa a partir de 01 de janeiro de 2020.

| Crédito: Giana Pontalti

por Saulo Vargas

Na sessão extraordinária desta sexta-feira (17) o legislativo municipal aprovou três projetos que concedem reajuste a servidores públicos municipais.
Foi aprovado o Projeto de lei complementar executivo 01/2020 que concede reajuste de 2% ao magistério público municipal. Da mesma forma, o Projeto de lei executivo 01/2020 popôs o mesmo reajuste ao magistério público municipal regidos pela CLT, os quais não são beneficiados pela medida anterior. Ambos receberam 12 votos favoráveis e dois contrários.

Também por doze votos a dois foi aprovado o Projeto de lei executivo 03/2020 que dispõe sobre o reajuste aos demais servidores do município. Este projeto recebeu ainda uma emenda supressiva de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB), que exclui do reajuste os cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e os próprios vereadores. A emenda foi aprovada por 13 votos contra um, sendo contrário o voto do vereador Aldo da Silva (PT).

Em seus pronunciamentos os vereadores que votaram a favor dos reajustes manifestaram sua insatisfação quanto ao pequeno valor oferecido pelo executivo municipal, destacando o pronunciamento do vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB) quanto à impossibilidade legal do legislativo majorar este índice. Por outro lado os vereadores que votaram contra justificaram sua posição como uma forma de protesto. A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) entende que o valor deveria ter como referência o piso nacional para professores da educação básica, cujo aumento foi de 12,84%.
O reajuste passa a valer de forma retroativa a partir de 01 de janeiro de 2020.