APROVADO PROJETO QUE CRIA A SEMANA MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS

29/05/2019

29/05/19 11:17:22

O projeto, de autoria da veradora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB), visa disseminar informações sobre a violência contra as mulheres

| Crédito: Nicolas Bitencourt

por Giana Pontalti

O diálogo sobre os tipos de violência praticados contra a mulher vai ser ampliado em Vacaria. A vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB) é autora do Projeto de lei legislativo 33/2019, aprovado na sessão de terça-feira(28), que cria a Semana Maria da Penha nas escolas municipais.
A Semana deverá ser realizada em março, mês em que já são realizadas atividades que disseminam informações sobre os direitos femininos, em alusão ao dia 08, dia internacional da mulher.

"Queremos levar às escolas o tema da violência contra a mulher, informando sobre a existência da Lei Maria da Penha e como denunciar", explicou Vanesa.

A Lei 11.340 de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, elenca as cinco formas de violência doméstica e familiar contra a mulher:

I. física
II. psicológica
III. sexual
IV. patrimonial
V. moral

Em 2015, Vacaria ocupava o 8º lugar entre as cidades gaúchas com mais casos de violência contra a mulher. Depois de uma séria de ações da Rede de Proteção à Mulher, o índice começou a cair. Atualmente, Vacaria está em 34º.

Confira abaixo os canais de denúncia: