APROVADOS PROJETOS EXECUTIVOS QUE REAJUSTAM O PISO SALARIAL E O VALE ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES

14/12/2021

14/12/21 02:32:17

| Crédito: Aragano Pinheiro

por Giordana Grigol

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (13), os vereadores aprovaram dois Projetos Executivos que tratam da revisão anual do piso salarial e do reajuste do vale-alimentação dos servidores.

O Projeto de Lei Executivo 253/2021, recebeu 9 votos favoráveis e 5 votos contrários. Com o aval da maioria dos parlamentares, fica permitida a revisão anual do piso salarial dos servidores e agentes políticos municipais em 4% (quatro por cento), tendo vigência a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

Votaram favorável a este Projeto os vereadores Anderson Fiorio (PSDB), Clarice Brustolin (PSDB), Claudiomir Lira de Lima (PSD), Fabiano Vacaria (PTB), Betão Carneiro (PP), Mário Almeida (PSDB), Moacir Bossardi (PSDB), Silvana Montanari (PL) e Valmir Grazziotin (Republicanos). Votaram contrários os vereadores André Rokoski (PP), Fernando Cechinato (PSB), Fernandinho Maciel (PDT), Mauro Deluchi Schuler (PSB) e Selmari Etelvina Souza da Silva (PT).

A presidente do Sindicato dos Municipários, Olívia Maciel Carraro, esteve na Sessão e usou a tribuna livre para manifestar a opinião dos servidores em relação a porcentagem concedida.

Fizemos uma reunião em julho com o prefeito para falar sobre os reajustes e colocamos a nossa expectativa e angústia de uma justa valorização para todos. Passados alguns meses, voltamos a solicitar uma nova reunião onde ficou previsto um reajuste de 10%. Há poucos dias nós ficamos sabendo pela rádio que seria 4% e isso nos decepcionou muito, pois quando estourou a pandemia os servidores se desdobraram para fazer o seu trabalho, especialmente os da área da saúde, da educação e da segurança.” - justifica Olívia.

O líder do governo na Câmara, vereador Mário Almeida (PSDB), justificou a porcentagem definida para 2022.

Todo prefeito gostaria de contentar todo mundo, mas não dá. Então, a gente pede a compreensão, eu sei que é difícil, sei que é ruim. Gostaria de chegar aqui e dizer que vamos aprovar 10%, mas o dinheiro tem que sair de algum lugar. Cada 1% repassado de aumento aos servidores municipais equivale a R$ 1 milhão de reais, e 4% são R$ 4 milhões de reais que vai sair de algum lugar para pagar essas despesas. Quem sabe, no próximo ano a gente consiga dar um aumento maior.” - explica o vereador Mário.

O líder da oposição na Câmara, vereador Fernandinho Maciel (PDT), usou o espaço de fala para explicar o voto contrário dele e dos demais que compartilharam da mesma opinião.

Eu acho um absurdo as pessoas citarem que o governo tem dinheiro e esse dinheiro ser colocado em coisas, obras. Mas quando que nós vamos cuidar das pessoas? Será que é mais importante um pedaço de matéria ou uma pessoa, que cuida muitas vezes dos filhos da gente. Então, fico chocado! Todo ano tem superavit em Vacaria, o governo está fazendo um bom trabalho, está sobrando dinheiro, que bom! Mas daí, o dinheiro que sobra tem que fazer mais obra e não pode valorizar um pouco aqueles que constroem o dia a dia da cidade?” - aponta o vereador Fernandinho.

Conforme justificativa do poder executivo, os professores não serão beneficiados por este reajuste pois estão regidos pela Lei Complementar Nº 12/2012, ou seja, possuem lei própria.

VALE ALIMENTAÇÃO

Também foi aprovado na mesma oportunidade, o Projeto de Lei Executivo 250/2021. Ele concede reajuste no vale-alimentação dos servidores do poder executivo, passando dos atuais R$ 428,00 (quatrocentos e vinte oito reais) para R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais, a contar a partir do dia 1º de janeiro de 2022.