ARLENE MEDEIROS DE ABREU RECEBERÁ A MEDALHA MULHER CIDADÃ

15/02/2022

15/02/22 11:27:43

Homenagem proposta pelo vereador André Rokoski (PP) foi aprovada por unanimidade

Por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira (14), o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador André Rokoski (PP), que concede a Medalha Mulher Cidadã à sra. Arlene Medeiros de Abreu. A honraria será entregue à homenageada durante Sessão Solene alusiva à Semana da Mulher.

Ao justificar sua proposição o vereador Andrezinho destacou a importância do trabalho realizado pela professora Arlene no resgate e na valorização da história do município de Vacaria.

Arlene Medeiros de Abreu, nasceu na cidade de São Francisco de Paula e veio para Vacaria quando já havia concluído sua graduação em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos, na cidade de São Leopoldo e o curso de História na modalidade profissionalizante pelo Premen, para atuar como professora na Escola de Área ou Polivalente, hoje Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio. Mais tarde cursou ainda uma Especialização em História da América Latina na Universidade de Caxias do Sul.

Professora Arlene desde muito cedo apaixonou-se pelo magistério. Ela já dava aulas para os primos e vizinhos quando criança. Quando chegou a nossa cidade vinda de São Francisco de Paula, para melhor ensinar História aos alunos, interessou-se em aprender sobre o município de Vacaria conversando com as pessoas sobre os principais fatos relacionados a sua história.

E assim foi construindo sua trajetória no magistério, onde atuou por mais de 50 anos. A homenageada afirma que: “É muito bom ouvir ex-alunos me chamarem de profe Arlene, pois embora aposentada, nunca deixei de me ocupar com os fatos que fizeram nossa Vacaria tão pujante e maravilhosa de se viver. É a minha cidade do coração.”

A Medalha “Mulher Cidadã” será entregue à Arlene Medeiros de Abreu, no dia 8 de março, terça-feira, às 19 h, no plenário da Câmara Municipal de Vacaria.