ATUALIZAÇÃO NOS REQUISITOS PARA DECLARAR ENTIDADES E SOCIEDADES DE UTILIDADE PÚBLICA FOI APROVADA

16/12/2020

26/02/21 08:40:11

O Projeto foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária deste ano e desta legislatura.

| Crédito: Nicolas Vieira

por Taís Vargas

Nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal realizou a última sessão ordinária deste ano e desta legislatura.

Entre os projetos aprovados está o projeto de lei legislativo 29/2020 de autoria da presidente Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) que estabelece condições pelas quais as sociedades e entidades são declaradas de utilidade pública.

Agora as entidades que tiverem interesse em ser declaradas de utilidade pública devem possuir:

– Personalidade Jurídica, comprovada por certidão do Cartório de Registro Civil de Pessoas Físicas e Jurídicas;

– Cópia do estatuto social da entidade registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Físicas e Jurídicas;

– Estar em efetivo funcionamento, ininterrupto, por mais de dois anos, atestado por no mínimo três pessoas idôneas;

– Os cargos de sua diretoria não podem ser remunerados;

– Cópia da ata de eleição e posse da diretoria em exercício, com firma reconhecida; e

– Registro Cadastro Nacional Pessoas Jurídicas – CNPJ.

Neste ano o Legislativo aprovou algumas declarações de utilidade pública a entidades como Cededica, Lions Clube e Lions Clube Leonas o que possibilita a estas entidades o reconhecimento de que não possuem fim comercial e que atuam prestando serviços sociais e coletivos a comunidade. Também estão aptos a participar de editais para recebimento de recursos públicos, entre outros.
O Legislativo entrará em recesso até o fim de dezembro e retorna com as sessões ordinárias a partir do dia 04 de janeiro, segunda-feira com a nova legislatura. A secretaria, comunicação e demais setores essenciais da casa continuam realizando expediente normalmente.