Um ponto importante apresentado foi a proposta de implantação de um City Tour oficial durante o rodeio
A Associação Vacariense de Turismo (AVATUR) realizou nesta terça-feira, 02/12, uma reunião na sala da presidência da Câmara de Vereadores para tratar das ações de fortalecimento do turismo durante o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, que acontece de 31 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026.
O encontro debateu estratégias de divulgação do rodeio, estrutura de hospedagem e integração regional dos municípios dos Campos de Cima da Serra, com foco em ampliar a capacidade de atendimento aos visitantes e gerar impacto positivo na economia local. Participaram da reunião secretários municipais e representantes de entidades ligadas ao turismo, comércio e cultura.
A empresária Zuleida Dalaio destacou que uma nova reunião já está marcada para o dia 16 de dezembro, com a presença de prefeitos, secretários municipais e representantes da Emater, quando será feito um levantamento das acomodações disponíveis em Vacaria e nos municípios vizinhos. O objetivo é mapear hotéis, pousadas, sítios e outros espaços que possam receber turistas durante o período do evento.
Outro ponto importante apresentado foi a proposta de implantação de um City Tour oficial durante o rodeio. A ideia é disponibilizar micro-ônibus, de segunda a sexta-feira, para retirar os turistas do Parque de Rodeios e levá-los para conhecer pontos turísticos de Vacaria e da região. A proposta prevê também o retorno ao parque sem a necessidade de pagamento de novo ingresso, facilitando a circulação dos visitantes pela cidade.
Será elaborado um mapa interno do parque, indicando pontos de apresentações e rotas turísticas. Durante a reunião, foi reforçado o convite para que o comércio local participe ativamente da ambientação da cidade, com o uso de vestes tradicionalistas, pilchas, bandeiras, cartazes, decoração temática e a divulgação de músicas do rodeio em praças, lojas, hotéis e restaurantes. A proposta também inclui o incentivo para que empresas hasteiem as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Vacaria e, de forma opcional, a bandeira do CTG.
De acordo com a AVATUR, a iniciativa tem como foco fortalecer a identidade cultural do município e ampliar o retorno econômico gerado pelo evento, movimentando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. “O nosso objetivo é que o turista venha, viva essa experiência e saia daqui com vontade de voltar e trazer mais pessoas para conhecer Vacaria”, destacou Zuleida.
O encontro regional do dia 16 de dezembro será realizado no Centro de Eventos da Associação Rural no parque, onde haverá apresentações, palestras e a definição conjunta das estratégias de recepção aos turistas durante o Rodeio Internacional de 2026.