CÂMARA APOIA UERGS NA LIBERAÇÃO DE RECURSOS CONQUISTADOS NA CONSULTA POPULAR

Data de publicação

14/05/2019

Data de atualização

14/05/19 10:06:35

A Uergs Vacaria conquistou R$ 532 mil na Consulta Popular de 2018

Salvar imagem

| Crédito: Cláudia Santos Vanin

por Giana Pontalti

Os vereadores vacarienses aprovaram nesta segunda-feira (13), Moção de apoio à liberação de recursos conquistados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), unidade Vacaria, através da  Consulta Popular 2018.

No ano passado, professores e estudantes mobilizaram toda a comunidade vacariense para votar e angariar R$ 532 mil para a Uergs em Vacaria. O montante possibilitará a construção de duas novas salas de aula, a transformação de seis minilaboratórios em três laboratórios e a reforma da biblioteca e sala dos professores. Com o anúncio do corte de verbas às universidades e institutos federais, feito pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, o repasse à Uergs pode estar ameaçado. Na semana passada, o governo do Estado do Rio Grande do Sul informou a liberação de recurso 34,6% menor do que o solicitado pela instituição. 

No início de maio, o reitor da Unviersidade, Leonardo Beroldt, visitou o governador Eduardo Leite onde solicitou a liberação dos recursos conquistados por quatro unidades da Universidade no Rio Grande do Sul na Consulta Popular. 

"A demanda da Uergs Vacaria foi a terceira mais votada na região, atrás apenas atrás de saúde e segurança, itens primordiais. O reitor da Uergs esteve conversando com o governador Eduardo Leite que sinalizou a possibilidade de não efetuar o repasse, deixando bem claro que o governo do Estado não tem a obrigação de passar essa verba ao Corede, Campos de Cima da Serra. A diretoria da Uergs nos procurou buscando apoio. Essa Moção ao governador, vai reafirmar a importância deste recurso para Vacaria", comentou Mauro Deluchi Schuler (PSB), vereador proponente da Moção de apoio.

A Moção de apoio 04/2019 foi debatida na sessão desta segunda e foi aprovada por unanimidade. 
 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces