CÂMARA APROVA REPASSES PARA PAVIMENTAÇÃO E REFORMAS NO PARQUE NICANOR KRAMER DA LUZ

29/11/23 05:22:51

Ao todo, 12 projetos foram aprovados na sessão ordinária de segunda-feira (13)

A sessão ordinária desta segunda-feira (13) contou com a aprovação de 12 projetos; 11 foram de autoria do Poder Executivo e um veio da vereadora Deise Montanari (PSDB).

Dois projetos destinaram terrenos para empresas: 11,9 mil metros quadrados para a empresa LB Pré-Moldados, que trabalha no ramo de fabricação de artefatos de cimento e esquadrias de metal, e 10,5 mil metros quadrados à empresa ZT Comércio de Madeiras. Segundo Paulo Henrique Zibetti, gerente proprietário da empresa madeireira com sede em Joaçaba (SC), o terreno será utilizado para a geração de novos produtos:

- [...] vai gerar emprego na fabricação de embalagens e de bins pra maçãs, que é o forte da região. A gente trabalha com embalagens de madeiras, de eucaliptos, de reflorestamento e a ideia é ampliar a nossa produção, trazendo bastante madeira pra cá para a montagem [...] a ideia é montar uma fábrica aqui pra poder suprir a demanda - apontou o gerente proprietário da ZT Comércio de Madeiras.

Seis projetos envolveram repasses de recursos para diferentes áreas. O Projeto de Lei Executivo nº 247/2023 destinou R$ 8,2 milhões com três destinos finais distintos: R$ 7,4 milhões em pavimentação asfáltica no município, R$ 100 mil para praças e parquinhos e R$ 730 mil para projetos habitacionais e compra de postes.

Os outros repasses envolveram R$ 594 mil para a contratação de uma empresa para fazer a pintura de sinalização horizontal no trânsito vacariense, R$ 24 mil no reajuste de um contrato de locação pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e outros R$ 200 mil serão usados para melhorias na estrutura elétrica e hidráulica e também em reformas pontuais no Parque Nicanor Kramer da Luz. O parque será a sede do 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria em fevereiro de 2024, onde são esperadas cerca de 30 mil pessoas acampadas para o evento.

Dois projetos ainda destinaram recursos para eventos municipais: R$ 10 mil para a 20ª Feira de Pequenos Frutos, Artesanato e Mel, que acontecerá no Mercado Público nos dias 9 e 10 de dezembro, e R$ 25 mil para show com Carreta Palco na chegada do Papai e Mamãe Noel no dia 8 de dezembro. Também foi aprovada a contratação temporária e emergencial de três atendentes de creche, a criação de um novo cargo de contador para o serviço público municipal e a desafetação de dois imóveis para programas habitacionais.

A vereadora Deise Montanari (PSDB) trouxe projeto de decreto legislativo que homenageia com a medalha Destaque Esportivo o lutador Arthur Narcizo Perlinzer, vacariense campeão mundial de Jiu-Jitsu na categoria até 73 quilos em competição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A medalha será entregue em sessão solene no dia 28 de novembro.