CÂMARA APROVOU PROJETO QUE DESTINA RECURSOS PARA A ANÁLISE MENSAL DA ÁGUA CONSUMIDA EM VACARIA

Data de publicação

14/08/2019

Data de atualização

14/08/19 09:10:56

Ação será realizada pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria da Saúde

por Elenise Minella

Os vereadores aprovaram por unanimidade, durante a sessão ordinária desta terça-feira (13), o Projeto Executivo 105/2019 que destina recursos no valor de R$ 59.093,76 para a contratação de um laboratório encarregado de realizar análises mensais da água bruta e água tratada distribuída pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Segundo informações da assessora técnica Michele Fochesatto Michelon, a ação está sendo realizada pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde através do setor de Vigilância Ambiental, motivada pelas informações veiculadas na imprensa e redes sociais que estavam sendo encontrados sinais de produtos agrotóxicos na água consumida pela população vacariense. Os recursos já foram aprovados pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Atualmente a Corsan, concessionária responsável pelo abastecimento de água em Vacaria, realiza a avaliação técnica da qualidade da água semestralmente. A empresa contratada realizará a verificação mensal de oitenta parâmetros entre eles a presença de agrotóxicos, metais pesados, radioativos entre outros, todos os meses.

Com esta análise será possível constatar se, de fato, existe a contaminação da água da bacia de captação causada por agrotóxicos aplicados nos arredores, e, em caso positivo, essas análises serão de fundamental importância para que sejam tomadas as medidas necessárias a fim de solucionar ou, ao menos, minimizar os problemas causados.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces