CÂMARA APROVOU RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO ESPECIAL DO CASO RARIEL BIANCHI

26/08/2019

26/08/19 09:31:13

Relatório fez apontamentos que serão encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Público Municipal

| Crédito: Elenise Minella

por Elenise Minella

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (26), os vereadores aprovaram pelo placar de 10 votos favoráveis e dois votos contrários o relatório final elaborado pela Comissão Especial encarregada de acompanhar as investigações do caso Rariel Bianchi da Silva, falecido no dia 8 de maio de 2019, em decorrência de uma grave crise asmática.

A Comissão foi instituída no dia 20 de maio, para acompanhar os desdobramentos do caso, sendo formada pelo vereador Osvaldo Grisicolo Júnior (PSB), na presidência, pelo vereador André Rokoski (MDB), na relatoria, pelo vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), na 1ª vice-presidência, pela vereadora Selmari Souza da Silva(PT), na 2ª vice-presidência e tendo como membros os vereadores Rita de Cássia Zamboni(PSB), Marcelo Dondé(PP) e Vanesa de Almeida Boeira(PSDB). Desde a sua criação o grupo de trabalho optou por indicar testemunhas, provas e informações que facilitassem o trabalho de investigação realizado no âmbito da Polícia Civil, colaborando com a investigação policial oficial.

Através do relatório apresentado aos vereadores a Comissão Especial emitiu parecer apontando a promoção de denúncia do Ministério Público contra a indiciada na investigação policial pela prática de homicídio doloso em modalidade eventual, requerendo ainda que esta casa legislativa seja informada dos passos que a denúncia dará a partir de agora.

A Comissão entende ainda que o indiciamento tem forte caráter pedagógico, para que fatos como o corrido não mais se repitam, sugerindo ainda que, por se tratar de situação acontecida no âmbito do Sistema Único de Saúde, custeado às expensas da comunidade, seja levantado o segredo de justiça do caso, preservado pela Comissão durante todas as suas manifestações.