Câmara autoriza convênio com DNIT e libera mais de R$ 400 mil para área da educação

Data de publicação

29/04/2026

Data de atualização

29/04/26 08:19:18

Além dos projetos de lei, os vereadores também aprovaram o Requerimento nº 08/2026, que solicita a realização de Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria (CEAVA)

Salvar imagem

Homenagem ao CEAVA. A proposta é da vereadora Silvana Montanari. | Crédito: Saulo Vargas

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira,28/04, importantes projetos de lei que tratam de investimentos na área da educação, modernização da legislação municipal e melhorias na mobilidade urbana. Entre as matérias aprovadas, destaque para o projeto de Lei nº 075/2026, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 414.339,74. O recurso será destinado à desapropriação de um terreno no bairro Gaúcha, com o objetivo de viabilizar a construção de uma nova creche municipal.

Outro projeto relevante aprovado foi o projeto de Lei Legislativo nº 030/2026, de autoria do vereador George Pires, que promove a revogação de 200 leis municipais consideradas sem eficácia ou já superadas pelo tempo.A proposta busca simplificar o ordenamento jurídico local, eliminando normas antigas, especialmente aquelas vinculadas a exercícios financeiros já encerrados, contribuindo para maior clareza, transparência e segurança jurídica.

Também foi aprovado o projeto de Lei nº 046/2026, que autoriza o Executivo a firmar convênio com a União, por meio do DNIT, para a municipalização ou delegação de competência sobre o trecho urbano da BR-285.A medida permitirá ao município assumir a gestão da via, viabilizando intervenções mais ágeis em áreas como manutenção, sinalização, mobilidade urbana e segurança viária, adequando o trecho à realidade urbana de Vacaria.

Além dos projetos de lei, os vereadores também aprovaram o Requerimento nº 08/2026, que solicita a realização de Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria (CEAVA). A homenagem está prevista para o dia 13 de agosto, reconhecendo a trajetória da entidade na promoção de ações sociais voltadas à população em situação de vulnerabilidade. A proposta é da vereadora Silvana Montanari.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces