CÂMARA DÁ FORÇA PARA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA GAÚCHA

18/11/2021

18/11/21 10:09:41

| Crédito: Camyle Rosa

por Giordana Grigol

Na Sessão Ordinária de terça-feira (16), foi aprovada pelos vereadores, a emissão da Moção de Apoio 23/2021, para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. De autoria do líder da oposição na Câmara, vereador Fernandinho Maciel (PDT), o documento dá força para a realização da XII Semana da Consciência Negra.

No sábado (20) é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Na Assembleia, neste ano, se comemora o Cinquentenário do Dia da Consciência Negra, entre os dias 16 a 19 de novembro.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.