CÂMARA ENTREGARÁ O TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO NA TERÇA-FEIRA (14) COM TRANSMISSÃO AO VIVO

Data de publicação

10/09/2021

Data de atualização

10/09/21 09:36:10

A médica e tradicionalista Anahida de Fátima Guerreiro Rosa é a homenageada pela Câmara Municipal neste ano.

Salvar imagem

| Crédito: Arquivo pessoal

por Giordana Grigol

A Sessão Solene de entrega do Troféu Candeeiro Farrapo 2021 está com data marcada para terça-feira (14). A médica e tradicionalista Anahida de Fátima Guerreiro Rosa é a homenageada pela Câmara Municipal neste ano.

O Troféu Candeeiro Farrapo é uma distinção alusiva a Semana Farroupilha entregue todos os anos pelo legislativo vacariense para pessoas que destacam-se na defesa, divulgação, propagação e culto da tradição gaúcha. Anahida tem uma longa trajetória em prol da cultura do Rio Grande do Sul, com destaque para o título de Mais Prendada Prenda do XIII Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria e, posteriormente como Prenda do Estado em 1981.

A homenageada é médica, especialista em Nutrologia, e casada com o também médico Heliandro da Rosa, com quem tem dois filhos.

Dedicada e preocupada com o futuro da tradição, Anahida, junto com outras prendas, durante um encontro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em Alegrete/RS, idealizou a realização de encontros de prendas de todas as regiões, onde debateriam temas como a história, normas, indumentárias e protocolos para concursos de prendas.

A partir daí, iniciaram-se diversos encontros pelo Rio Grande do Sul, que reuniram 300 prendas no primeiro e mais de 500 moças nos encontros seguintes. Dessa maneira, Anahida pôde contribuir com a criação de diferentes e variadas normas que, até hoje, estão em vigor e fazem parte do regulamento oficial dos concursos de prendas, o que garante a presença marcante da mulher no tradicionalismo gaúcho.

No ano passado a honraria foi entregue para o instrumentista e compositor João Maria Alves Osório.

Em razão da pandemia, a Sessão Solene é restrita para convidados de forma presencial, mas todos podem assistir a transmissão ao vivo pela TV Câmara na página do legislativo no Facebook em facebook.com/camaramunicipaldevacaria, ou, no canal do Youtube no endereço youtube.com/camaramunicipaldevacariars.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces