CÂMARA ENTREGOU TÍTULOS DE CIDADÃOS VACARIENSES

Data de publicação

16/10/2019

Data de atualização

16/10/19 11:37:12

A Câmara Municipal de Vacaria condecorou, na noite desta terça-feira (15), sete personalidades que se destacaram pelo seu comprometimento com a nossa comunidade.

Salvar imagem

| Crédito: Foto: Artur Alexandre

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal de Vacaria condecorou, na noite desta terça-feira (15), sete personalidades que se destacaram pelo seu comprometimento com a nossa comunidade. A entrega dos títulos de cidadãos vacarienses aconteceu no plenário do legislativo em sessão solene comemorativa aos 169 anos de Vacaria.

Amigos, parentes, colegas voluntários e autoridades lotaram o plenário para acompanhar a homenagem que iniciou destacando Maria Joana Pacheco, de 90 anos, voluntária social.

MARIA JOANA PACHECO: ÍCONE DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

Maria Joana é natural de São José do Ouro e chegou a Vacaria há 40 anos. Foi integrante da pastoral da saúde do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Desde  então, acolhe em sua própria casa os acompanhantes de pacientes hospitalizados. Estima-se que tenha recebido mais de 1.000 pessoas, entre acompanhantes de doentes, mulheres vítimas de violência e ex-presidiários.

A homenagem a Maria Joana foi proposta pela vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB) que destacou, em seu discurso, que a voluntária sempre abriu as portas de sua residência oferecendo abrigo, cama, refeições, banho e, principalmente, uma palavra amiga a todos que lhe procuraram.

“Maria Joana é uma mulher de fibra que dedicou sua vida a cuidar de quem mais precisa. É um ícone do trabalho voluntário, silencioso, louvável. Em tempos de caos, encontramos em pessoas como Maria Joana a esperança de dias melhores”, afirmou Vanesa.

MARIANO DA ROCHA: HOMEM COMPROMETIDO COM A COMUNIDADE

A segunda personalidade a receber o título de cidadão vacariense, na noite de homenagem, foi o empresário Mariano Joaquim Fontoura Mariano da Rocha, de 79 anos.

Mariano é natural de Encruzilhada do Sul e está em Vacaria há 55 anos. Destaca-se pela sua participação ativa na vida comunitária. Faz parte do Movimento de Cursilhos de Cristandade e é membro do Lions Clube. Já presidiu o Patronado e colaborou com as entidades Cededica, APAE e AMMA.

O proponente do título a Mariano foi o vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB). Em sua fala, Maurão ressaltou que Vacaria ganhou em acolher pessoas como Mariano que agem em prol da comunidade.  “Uma cidade é justa e próspera se for para todos e não apenas para alguns. É de suma importância reconhecer todas as pessoas que passam pela história de Vacaria e que ajudam a fazer a diferença”, salientou Mauro.

CIRCAL MARTINS BORGES E RENATO ZACHARIAS: HOMENS QUE FAZEM DE CRIANÇAS E JOVENS, CIDADÃOS

O vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) foi o proponente dos títulos ao  educador físico Circal Martins Borges, de 66 anos e ao instrutor de futebol Renato Zacharias, de 46 anos.

“É uma honra homenagear estes homens com predicativos semelhantes: dois professores ligados ao esporte e à cultura, dois homens de fé. Pais de família, profissionais exemplares, pessoas que se dedicam a fazer o bem”, salientou Fernando.

Circal é natural de Vacaria. Foi professor de educação física no Colégio São José e na Escola Bernardina Rodrigues Padilha. Durante muito tempo, despertou nas crianças e jovens o amor pelo esporte. É também um tradicionalista, integrante do CTG Querência de São Pedro e um laçador. É reconhecido por ser um líder por onde passa.

Renato Zacharias, mais conhecido como Tilão, é natural de Jundiaí, São Paulo. Foi jogador de futebol profissional. Passou por várias equipes no Brasil e também Arábia Saudita. Chegou a Vacaria para jogar no Grêmio Esportivo Glória onde foi jogador e, depois, treinador. Está à frente de escolinhas de futebol, ensinando a prática esportiva e educando crianças e jovens para a cidadania.

MÁRCIO SIQUEIRA: PASTOR EVANGÉLICO QUE RESGATA VIDAS

Também foi condecorado cidadão vacariense o pastor evangélico Márcio Siqueira, de 41 anos, natural de Vacaria. Márcio foi homenageado pelo vereador suplente do PSB, Eloir Subtil. Em sua fala, Eloir destacou as muitas atividades desenvolvidas por Márcio junto à Igreja de Cristo e aos obreiros.

Márcio destaca-se pelo apoio às pessoas sem situação de drogadição, acolhendo  na casa de passagem, criada em 2017, aqueles que buscam um novo sentido para suas vidas. Realiza, também, trabalhos de evangelização no presídio em Vacaria e distribuição de alimentos e agasalhos nas ruas da cidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

ALINE SBARDELOTTO: CIDADÃ QUE EMPODERA A MULHER DO CAMPO

A extensionista rural, Aline Sbardelotto, de 39 anos, também foi condecorada cidadã vacariense. Aline é servidora pública, atua na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) na capacitação e empoderamento da mulher do campo.

O vereador Douglas Cenci (PT) foi quem propôs o título a Aline. O presidente, em sua fala, destacou que Aline recebe o título no dia 15, dia do professor e também no dia internacional da mulher do campo. Segundo Douglas, um extensionista é um professor, um educador, que contribuiu para o desenvolvimento dos agricultores.

MONSENHOR GERMINO PAGNO, IN MEMORIAM

O Monsenhor Germino Pagno também foi homenageado na sessão solene desta terça-feira. O vereador Valmir Grazziotin (PDT) protocolou o pedido da homenagem antes do religioso falecer, em agosto de 2019.

Monsenhor Germino Pagno foi pároco da Catedral Nossa Senhora da Oliveira por 15 anos, foi um grande apoiador do Movimento de Cursilhos de Cristandade e destacou-se, ainda, por abrir as portas da Catedral e da Cripta para manifestações culturais.

Durante a solenidade, o vereador Valmir Grazziotin (PDT), convidou o filho Rafael, que é historiador, para falar de Monsenhor. A homenagem foi idealizada por Rafael e William Pelissari.

Rafael disse que Monsenhor Germino foi um homem inovador e buscou sempre dialogar com os profissionais para preservar a Catedral. Foi ele quem buscou ajuda para tombar a Catedral como patrimônio histórico.

“Monsenhor Germino será sempre lembrado, por quem convivia próximo a ele, como uma pessoa que conseguia equilibrar de forma serena as reformas progressistas da Igreja com doutrinas mais tradicionais. Foi ele quem abriu as portas da igreja para aulas de teatro, palestras, oficinas e cursos. Teve papel crucial na produção do curta-metragem sobre a história da Padroeira. E foi um dos maiores responsáveis pela preservação da Igreja na cidade. Portanto, cada vez que passarmos por nossa linda Catedral, devemos lembrar desse legítimo cidadão vacariense”, explicou.

Religiosos e familiares de Monsenhor Germino acompanharam a homenagem. O Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, recebeu a placa distintiva em nome de Monsenhor. José Sozo, primo de Germino, agradeceu a homenagem em nome da família.

PRESENÇA DE AUTORIDADES

A solenidade foi conduzida pelo presidente Douglas Cenci (PT). Contou com a participação do Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, João Alfredo Acauan, que representou o Prefeito Municipal, e da juíza Anelise Anelise Varaschin Mariano da Rocha, do judiciário. O Major Rodrigo Schwaab da Silva, comandante do 10º BPM e o Comissário de Polícia, João Carlos Pinto de Abreu, representaram os órgãos de segurança.

 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces