CÂMARA ENTREGOU TÍTULOS DE CIDADÃOS VACARIENSES A QUATRO PERSONALIDADES

A solenidade também foi alusiva aos 170 anos de Vacaria

| Crédito: Maxx Produtora

Por Taís Vargas

Na terça-feira (20), a Câmara Municipal realizou solenidade de entrega dos Títulos de Cidadãos Vacarienses a quatro personalidades, são elas:

ELOI RODRIGUES DOS SANTOS | benzedeira

Eloí recebeu o título de Cidadã Honorária de Vacaria através de uma proposição de autoria da vereadora suplente Kimberly Gonçalves de Lima.

Eloí é moradora há mais de 40 anos do bairro Monte Claro onde contribui como zeladora da capelinha na capela São Cristovão, entre outras ações. Bastante religiosa também realiza benzeduras não só para a comunidade como para cidades de outras regiões chegando a benzer pessoas de cidades como Indaial, Florianópolis, Blumenau, entre outras.

Em sua fala agradeceu sua família e a comunidade do Monte Claro ressaltando que todos estão em suas orações.

LORITA PACHECO BORGES | professora

Lorita Pacheco Borges recebeu o título de cidadã Emérita de Vacaria concedido através de uma proposição da vereadora suplente Kimberly Gonçalves de Lima.

Lorita atua como professora da rede municipal de ensino e contribuiu entre muitos projetos com a implementação de um laboratório de ciências na escola Pedro Álvares Cabral. Na escola João Becker, localizada na Fazenda da Estrela criou a horta pedagógica de frutas nativas que proporcionou aos alunos levar para suas casas mudas de diversas plantas nativas e alimentos ali cultivados.

Em sua fala Lorita destacou os desafios de ser professora como a falta de recursos para seus alunos o que ela tira de seu próprio orçamento muitas vezes para auxiliá-los em seu aprendizado. Citou também a homenageada Eloí contando que ela muitas vezes levava comida para ela e outra colega quando lecionavam no interior e precisavam pegar o ônibus as pressas.

JOÃO RODRIGUES DE ARRUDA | caminhoneiro

João Rodrigues de Arruda recebeu o título de Cidadão Honorário de Vacaria através de uma proposição de autoria do vereador Leandro Borges de Lima. Seu Arruda como é conhecido tem 93 anos e surpreendeu a todos por ainda dirigir seu caminhão, modelo FNM e realizar alguns trabalhos pelo estado.

Em sua breve fala seu Arruda agradeceu o título e reforçou que sua profissão de caminhoneiro foi e é a economia de sua casa.

SEVERIANO TEIXEIRA DE ABREU | cabeleireiro

Severiano Teixeira de Abreu também recebeu o título de cidadão Emérito de Vacaria através de uma proposição do vereador Mauro Deluchi Schuler. Seu Teixeira como é conhecido atua como cabeleireiro há mais de 60 anos em um salão próximo a Câmara Municipal, já foi agraciado com diversos prêmios como o “Tesoura de Ouro” e é um dos profissionais mais antigos da área em Vacaria.

Em seu lugar, sua neta mais nova Ketlen Teixeira falou sobre quem seu avô representava para ela e o porque ele merecia ganhar este título. Segundo ketlen seu avô é um menino de 87 anos com muita vontade de viver, trabalhar e estar com sua família,

A solenidade foi realizada no plenário da Câmara, seguindo uma limitação de público, com 43 lugares disponíveis dos 167 existentes no plenário, devido a pandemia e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.

A sessão solene foi conduzida pela presidente Selmari Etelvina Souza da Silva. Participaram da solenidade o representante do Executivo, João Alfredo Acauan Filho, o representante do 10º BPM, major Marcelo Almeida de Souza, além dos familiares e amigos dos homenageados. Também estavam presentes os vereadores Aldo da Silva, André Rokoski, Douglas Cenci, Fernando Lucena Maciel, Leandro Borges de Lima, Marcelo Dondé, Mauro Deluchi Schuler, Osvaldo Grigolo Jr., Rita Zamboni Valdemir de Oliveira e Valmir José Grazziotin.