CÂMARA HOMENAGEIA IMPRENSA NO GRANDE EXPEDIENTE DESTA SEGUNDA

31/05/23 03:33:54

Sessão celebrou o dia da imprensa e o centenário de Firmo Carneiro

A sessão ordinária desta segunda-feira (29) contou com Grande Expediente em homenagem ao Dia da Imprensa, data celebrada anualmente no dia 1º de junho. Além disso, a sessão homenageou o centenário de Firmo Carneiro, ex-radialista, ex-vereador e cuja sala de comunicação da Câmara recebe seu nome.

O lendário comunicador foi representado por seu filho, o ex-vereador e atual secretário de esportes e lazer Betão Carneiro. Em seu espaço na tribuna, Betão contou a história de vida de Firmo e discursou de maneira bastante emocionada: "Firmo sempre foi um apaixonado pelos meios de comunicação. Tinha uma oratória brilhante. Foi o primeiro locutor da Rádio Esmeralda, onde trabalhou por muitos anos. Na Rádio Fátima, ele ficou um longo tempo até a voz cansar. Mas um bordão ficou marcado: de janeiro a janeiro, programa Firmo Carneiro" - conta.

Firmo Carneiro foi lembrado também pela representante da Rádio Fátima, Fábia Schuler, e por vereadores:

Fábia Schuler, representando a Rádio Fátima: "E não há uma semana em que passe o nosso trabalho sem que o Tio Firmo seja citado lá dentro. Muito mais do que exemplo, muito mais que experiência, isso é legado e a gente tem muito a agradecer".

Fernando Lucena Maciel (PDT), que também atua na Rádio Fátima: "É uma pessoa que é Vacaria. A gente pode tocar com Vacaria, a gente pode conversar com Vacaria, a gente pode ouvir Vacaria. Porque Firmo Carneiro é Vacaria".

Selmari Etelvina Souza da Silva (PT): "Quando se fala em seu Firmo, com certeza nós estamos falando em compromisso com a verdade. Nós estamos falando em compromisso com quem nos ouve. Falar em seu Firmo é falar sobre as pessoas".

As empresas de comunicação vacarienses Jornal Rota, Rádio Cidade, Correio Vacariense, Rádio UCS, Rádio Esmeralda e Rádio Fátima receberam as placas em homenagem ao Dia da Imprensa. Eles lembraram princípios fundamentais da profissão e lembraram o papel da imprensa em uma sociedade democrática:

Alisson Campos, da Rádio UCS FM Vacaria: "O dia da imprensa é importante para refletirmos sobre o papel crucial que a imprensa desempenha em nossa sociedade. Especialmente quando se trata de ser uma força impulsionadora da liberdade e da democracia. Uma imprensa forte é aquela que exerce a sua função de forma independente, imparcial e ética".

Marcos Colla Duarte, da Rádio Esmeralda: "Poucas são as cidades que reconhecem a importância do rádio. Felizmente Vacaria tem a condição hoje de ter uma imprensa forte e firme, trabalhando uns de uma forma, outros de outra, o que não vem ao caso. [...] mas todos dão o seu melhor, eu tenho certeza".

Fábia Schuler, da Rádio Fátima: "Em tempos onde a mídia muitas vezes foi questionada diante da veracidade dos fatos, são esses gestos que nos trazem credibilidade. São esses gestos que fazem nós acreditarmos todo dia que o nosso trabalho está indo pelo caminho certo".

Fernando Lucena Maciel (PDT): "O papel da imprensa vai ser sempre de ser um guardião da verdade, da veracidade, dos propósitos do cidadão. E que sejamos assim e guardemos, acima de qualquer poder, que venha tentar manchar ou não deixar isso avançar".

Mário Bala (PSDB): "As pessoas arriscam a sua vida em busca da informação, em busca da verdade para levar lá nas nossas casas, lá no fundo, lá no interior em que não tem nem internet, mas as ondas do rádio chegam para saber das informações e saber do que acontece no nosso município, no nosso estado e no nosso país e até além fronteiras".

Pingo Rezende (Progressistas): "A nossa imprensa é muito rica em história. Essas pessoas construíram a história da nossa imprensa de Vacaria, os nossos jornais que hoje circulam - Rota, Vacaria News, Correio Vacariense - [são] importantes veículos de comunicação em nosso município".

A sessão também teve a votação de dois projetos. O Projeto de Lei Executivo nº 86/2023 destina R$ 11,9 mil para pagar o aluguel de atividades dos grupos terapêuticos de mulheres do Projeto Integrado Elas e o Projeto de Lei Executivo nº 87/2023 repassa R$ 13 mil para pagamento de óleo diesel de anos anteriores da Secretaria de Agricultura para o posto SIM. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade.