CÂMARA HOMENAGEOU O SINDICATO DOS TRABALHADORES E ASSALARIADOS RURAIS DE VACARIA E MUITOS CAPÕES

19/04/2022

19/04/22 09:40:38

| Crédito: Saulo Vargas

por Giordana Grigol

Na noite de terça-feira (19), a Câmara Municipal realizou Sessão Solene. Na oportunidade foi feita a homenagem aos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões. A honraria é uma iniciativa do vereador André Rokoski (PP) e teve o aval de todos os vereadores em setembro do ano passado por meio do Requerimento 04/2021.

Conforme o Presidente do Sindicato, Sérgio Poletto, a entidade tem como missão coordenar e mobilizar a categoria dos Trabalhadores Rurais. “É a partir dos problemas sentidos e vividos que centramos as ações para a construção de um modelo alternativo de desenvolvimento, tendo presente a organização e o crescimento da consciência da classe, cujo objetivo maior é uma sociedade mais justa e igualitária.” - explicou Poletto.

Desde muito jovens, homens simples, destemidos e corajosos abraçaram a causa do trabalhador rural e decidiram juntos, lutar pelos ideais do campo, pautados na criação de uma entidade de classe a favor dos trabalhadores rurais.

Em um primeiro momento, a Rua Borges de Medeiros, em Vacaria, foi o local escolhido para sediar a instituição. Com o passar dos anos e aumento dos associados, bem como melhoramento das atividades prestadas, foi necessário um novo espaço. Foi quando mudou-se para a Marechal Floriano, esquina com a Libório Rodrigues. Após o crescimento da entidade, tornou-se necessário a construção de uma sede própria, a qual está até os dias de hoje localizada na Rua General Lima.

“O Sindicato é, sem dúvidas, uma entidade que luta pelos anseios dos trabalhadores rurais e suas famílias, sempre atuante nas lutas e mobilizações da categoria, oferecendo ao associado capacitação e conhecimento para a vida e para o trabalho, bem como promovendo a integração entre as comunidades, o lazer, e o reconhecimento ao trabalhador rural.” - destacou o vereador André Rokoski.

Quem quiser pode assistir a Sessão Solene que foi transmitida ao vivo e que está registrada na página da Câmara no Facebook e no canal do legislativo no YouTube.