CÂMARA MUNICIPAL INVESTE NOS FESTEJOS FARROUPILHAS

15/08/2018

15/08/18 11:48:04

Apoio do legislativo é fundamental para a realização da Semana Farroupilha

Reunião preparatória | Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

O Presidente Mauro Deluchi Schuler (PSB) participou ontem de reunião preparatória dos festejos farroupilhas 2018, realizada no CTG Porteira do Rio Grande.

A Câmara Municipal de Vacaria é apoiadora dos festejos, que iniciam em 11 de setembro e seguem até o dia 20, quando acontece o desfile temático. O legislativo vacariense destinou R$ 50 mil à Associação dos Amigos da Semana Farroupilha, através de emenda coletiva assinada por todos os parlamentares em 2017. Deste valor, a Administração Pública executou R$ 35 mil.

“A cultura gaúcha é muito forte em Vacaria e é principalmente durante a Semana Farroupilha que a nossa tradição é enaltecida, através dos diversos eventos promovidos pelos CTGs e grupos tradicionalistas. Estas entidades cumprem muito bem com esta função, que o Município sozinho não seria capaz de dar conta”, salientou Mauro.

À frente da Comissão da Semana Farroupilha 2018 está Leandro Augusto da Costa. “Agradecemos muito o apoio da Câmara para podermos realizar os festejos. Saibam que quanto mais apoiarmos a cultura, menos recursos serão despendidos futuramente em outras áreas. A participação da Câmara tem sido fundamental, inclusive na busca da Chama Crioula”, reforçou Leandro durante a reunião.

Além do repasse para a organização da Semana Farroupilha, a Câmara destinou mais R$ 10 mil para a comitiva de cavaleiros que está transportando a Chama Crioula de Iraí a Vacaria.

CANDEEIRO FARRAPO
Na abertura dos festejos, em 11 de setembro, a Câmara realizará sessão solene de entrega do Troféu Candeeiro Farrapo. O troféu é concedido anualmente a personalidade que se destaca na divulgação e propagação da cultura farroupilha. Quem receberá a honraria neste ano é o músico Deoroci Fernandes da Silveira.

A solenidade acontece no CTG Rancho da Integração e tem início às 21h. É aberta ao público.