CÂMARA MUNICIPAL PARTICIPA DE VISTORIA NA AGÊNCIA DO INSS DE VACARIA

18/09/2020

18/09/20 02:59:42

A vistoria teve a finalidade de mostrar que a agência está apta para retornar ao atendimento presencial em contraponto ao que a greve dos peritos afirma.

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Na manhã desta sexta-feira (18), a presidente vereadora, Selmari Etelvina Souza da Silva representou o Legislativo em uma vistoria realizada na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Vacaria organizada pela gerente, Rosaura Maria Silveira Vieira.

A visita guiada pelas instalações do INSS teve a finalidade de comprovar que a agência encontra-se apta para voltar ao atendimento ao público durante a pandemia, seguindo os protocolos necessários para saúde e segurança de todos.

Desde o dia oito deste mês peritos do órgão, em todo o país, entraram em greve sanitária sob a alegação de que as agências não possuem as condições necessárias para retornar o atendimento à população. Segundo a Associação de Médicos Peritos cerca de 12 agências no Brasil são consideradas inaptas para voltar as atividades presenciais e Vacaria está inclusa nesta lista. Segundo Rosaura eles alegam ainda que não valeria a pena retornar o trabalho dos médicos e que esta volta geraria sobrecarga aos profissionais.

Segundo o médico previdenciário, Tito Lívio Moreira, ele não pode retornar a realização de perícias presenciais sem a autorização de seus superiores. Também explicou durante a visita que uma vistoria médica já foi realizada por ele e que a estrutura está apta para retornar ao atendimento, porém não é este o entendimento da Associação dos Médicos Peritos, nem de seus superiores. “Eu recebi ordens para não voltar a trabalhar, mas a agência e os demais funcionários poderiam voltar. Nós temos que deixar bem claro que eu sou funcionário do Ministério da Economia, não sou funcionário do INSS e nem da Previdência, então eu devo responder a hierarquia. Vou voltar a realizar perícias presenciais somente quando receber ordens do Ministério ou da minha chefia imediata”, reforçou Tito.

Em Vacaria o prédio que abriga a agência do INSS dispõem de salas amplas de espera, mesas de atendimento com placas de acrílico para proteção dos servidores, banheiros com acessibilidade e três salas disponíveis para a realização de perícias. Apenas um médico é responsável por realizá-las atualmente atendendo não só o Município, mas também toda a região da AMUCSER. É importante ressaltar que o INSS é um órgão nacional e dispõem de 15 vagas diárias presenciais para atendimento independente da pessoa residir na cidade em que está acessando o órgão ou não.

“Eu quero dizer a população de Vacaria e da região que desde a avaliação do dia 08 de setembro feito pelo nosso médico perito e a avaliação feita hoje por mim, gerente da Previdência Social, juntamente com a fiscalização da OAB, da Câmara de vereadores que representa a comunidade e do Jornal Correio Vacariense nós temos sim condições de voltar ao trabalho com toda a segurança e com todos os equipamentos para os servidores, para o médico perito e para os segurados que venham até nós”, comentou Rosaura.

Atualmente grande parcela dos funcionários, principalmente os que enquadram-se no grupo de risco, estão em regime de home office. Os servidores que estão atuando na agência estão realizando atendimento via telefone respondendo dúvidas e auxiliando a população.

Também participaram da vistoria o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Vacaria, Eniomar José Varaschin e o representante do Jornal Correio Vacariense, Cirano Roveda.