CÂMARA MUNICIPAL PRESTA HOMENAGEM AOS 20 ANOS DA ASSOCIAÇÃO VACARIENSE DE AUXÍLIO AOS NECESSITADOS

07/06/2022

09/06/22 10:05:41

A entidade é a única de Vacaria e região a atender crianças e adolescentes encaminhadas para acolhimento institucional

| Crédito: Saulo Vargas

por Júlia Costa

Na noite desta terça-feira (7) foi realizada Sessão Solene na Câmara em comemoração aos 20 anos da Associação Vacariense de Auxílio aos Necessitados (AVAN), o antigo Lar Divina Providência, hoje conhecido como Villa Divina Providência. A solenidade foi uma proposição do vereador Betão Carneiro.

Apesar de a entidade ter sido fundada em 1949, comemora-se os 20 anos a partir da passagem para o atendimento na modalidade de Acolhimento Institucional, recebendo crianças e adolescentes vitimados emocional e fisicamente, encaminhados através de determinação judicial. Os quais passam a viver ali até que possam retornar às suas famílias ou, em caso de impossibilidade, sejam encaminhados para adoção.

O incêndio que destruiu o Asilo Santa Isabel em 2017, fez com que o local onde funcionava a Casa Abrigo São Francisco - que atendia meninos de de sete a dezoito anos - fosse cedido aos idosos. Assim, os Abrigos Divina Providência e São Francisco foram unidos e ganharam uma sede própria.

Para a construção, recursos vieram de diversos órgãos, inclusive, através da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Vacaria, como recorda o proponente da homenagem o vereador Betão Carneiro: A prefeitura de Vacaria com a aprovação dos vereadores fez a doação de seis terrenos, além de auxílio financeiro para a construção. [...] Os vereadores também destinaram valores através de suas emendas impositivas, sendo possível a aquisição de móveis e eletrodomésticos para os quatro módulos residenciais que fazem parte das instalações”.

A Villa Divina Providência, como passou a ser chamada, tem, hoje, capacidade para receber 40 crianças e adolescentes, e busca proporcionar a eles uma experiência próxima a de um lar. A entidade conta com 29 funcionários e é a única instituição de acolhimento a receber crianças e adolescentes de zero a dezoito anos em risco ou vulnerabilidade social de Vacaria e dos municípios da Comarca (Esmeralda, Campestre da Serra, Muitos Capões, Pinhal da Serra e Monte Alegre dos Campos).

O Presidente da Associação Vacariense de Auxílio aos Necessitados (AVAN), Adalecio Kovaleski se emocionou ao lembrar da importância do trabalho realizado na Villa Divina Providência:

Nós sabemos as dificuldades pelas quais elas passam. A gente sente e cada um de nós sabe dessas dificuldades e sabe dos momentos que essas crianças passaram. Então, para nós, é uma responsabilidade muito grande ter essas 30 crianças convivendo conosco no nosso dia-a-dia. Nós somos os pais, nós somos as mães dessas crianças e elas são atendidas com todo o amor, com todo o carinho”.

Caso queira conferir, a Sessão Solene em homenagem aos 20 anos da Associação Vacariense de Auxílio aos Necessitados foi transmitida ao vivo e está registrada na página da Câmara no Facebook e no canal do legislativo no YouTube.