CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AO GRUPO ESCOTEIRO PORTEIRA DO RIO GRANDE E AO SINPRO
Data de publicação
23/05/2018
Data de atualização
23/05/18 02:31:55
A educação é a essência das duas organizações homenageadas
por Giana Pontalti
Na noite de terça-feira, dia 22, o legislativo vacariense homenageou o Sindicato dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul (SINPRO) pelos seus 80 anos e o Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande pelos seus 35 anos.
O SINPRO atua na defesa dos direitos dos professores do ensino privado, desde os que trabalham em escolas de educação infantil até o ensino superior. Representa, em todo o estado, 35 mil educadores. "De nada adianta boas ideias se elas ficam só pra nós. Se hoje o Sinpro e os escoteiros estão aqui é porque muitas pessoas pensaram pelo coletivo" destacou a vereadora Selmari Souza da Silva (PT), reforçando a importância das associações. O Sindicato foi idealizado por professores, que se uniram para lutar pelos direitos da categoria.
Durante a solenidade, foram apresentadas algumas conquistas ao longo dos 80 anos. Entre elas, o piso salarial, o adicional por aprimoramento acadêmico e a limitação do número de alunos por turma. Atualmente, o Sindicato reivindica a remuneração do trabalho extra-classe. "Sabemos o quanto os professores se dedicam para preparar, planejar as aulas e, também, depois da sala de aula, corrigindo provas. Este trabalho ainda não é reconhecido" comentou Cecília Martins Farias, Diretora do colegiado, representante do SINPRO.
Além das conquistas trabalhistas, o Sindicato criou núcleos de amparo aos professores como o Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência e o de Estudo e preservação da saúde.
A homenagem ao SINPRO foi proposta pela vereadora Selmari e foi acolhida por todos os vereadores. Além da Diretora do colegiado, esteve presente a Coordenadora regional de Bento Gonçalves, Ivânia Costanzi.
GRUPO ESCOTEIRO PORTEIRA DO RIO GRANDE
O movimento escotista também tem como essência a educação. Foi criado em 1907 e atua na educação complementar à família e à escola.
Em Vacaria, está presente há 35 anos. Muitos dos 87 integrantes do Grupo prestigiaram a sessão solene. A homenagem aos escoteiros foi proposta pelo vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB) e foi aceita por todos os parlamentares.
Durante o seu pronunciamento, Osvaldo elogiou a capacidade de mobilização dos escoteiros: "Os escoteiros mobilizam as pessoas em prol de uma ideia, algo muito raro hoje em dia. As pessoas não acreditam quase em mais nada, as pessoas estão se ausentando dos grupos", reforçou.
Osvaldo destacou, ainda, o objetivo do movimento: formar líderes. "Fico extremamente feliz de que nós tenhamos aqui, em Vacaria, um grupo de escoteiros que é nacionalmente reconhecido, é motivo de orgulho para a nossa cidade pela excelência com que desempenha suas atividades e pela excelência com que está formando lideranças", salientou.
A solenidade foi presidida pelo 2º vice-presidente, vereador Fernando Maciel (PDT) e contou com a participação dos vereadores: André Rokoski (PMDB), Aldo da Silva (PT), Douglas Cenci (PT), Joaquim Boeira de Vargas (PMDB), Marcelo Dondé (PP), Marcos Lima (PTB), Rita Zamboni (PSB), Valdemir de Oliveira (PTB), Moacir Bossardi (PSDB) e Vanesa de Almeida Boeira (PSDB). O Presidente Mauro Schuler (PSB) não compareceu por motivos de saúde.
A mesa oficial foi composta pelo vereador Fernando Maciel, pelo procurador geral do município, Carlos Máximo Golin Paim, pelas professoras Cecília Martins e Ivânia Costanzi e pelos escoteiros Carolinne Chaves Santos, Diego Cardoso Nunes e Marcelo De Carli Toigo, atual Diretor-presidente.