CÂMARA PRESTARÁ HOMENAGEM À APAE PELOS SEUS 55 ANOS

Instituição atende atualmente 300 pessoas

| Crédito: Shaina Santos

por Elenise Minella

Nesta terça-feira (08), a Câmara Municipal de Vacaria presta homenagem aos 55 anos de fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, atendendo uma proposição do vereador Mauro Deluchi Schuler.

A APAE foi fundada no dia 8 de outubro de 1964 a partir da necessidade de se ter uma Instituição que prestasse atendimento especializado e qualificado para as pessoas com deficiência intelectual e deficiências múltiplas do nosso Município. É uma Instituição sem fins lucrativos que atende atualmente 300 pessoas, preferencialmente, com deficiência intelectual e múltipla, de ambos os sexos, sendo estes bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e indiretamente 1.425 pessoas.

A instituição tem como área preponderante a Assistência Social onde atua na Proteção Social Especial de Média Complexidade, prestando atendimento de habilitação, garantia ao acesso de direitos e inclusão à vida comunitária nas seguintes áreas: serviço social, psicologia, terapia ocupacional, oficinas de: arte terapia, padaria/culinária, teatro, dança, esportes, informática, atividades da vida diária, convivência, coral, jardinagem e capoeira.

Ainda dentro do atendimento técnico proporciona preparação e inclusão no mundo do trabalho, grupos de apoio e fortalecimento de vínculos para usuários diretos e indiretos, acolhimento e escuta qualificada, plantão social, visitas domiciliares e institucionais, acompanhamento social e psicológico social, estudo de caso, encaminhamentos e acompanhamento da evolução conforme a demanda.

A APAE presta também serviços na área educacional onde oferta atendimento pedagógico em: educação de jovens e adultos e ensino fundamental adaptado para crianças e adolescentes que não frequentam a rede comum de ensino através do Atendimento Educacional Especial (AEE) para crianças e adolescentes que estão inseridos na rede comum de ensino, com o objetivo de potencializar e facilitar o processo de ensino/aprendizagem de seus educandos. Trabalha ainda, na área clínica, no processo de habilitação física com: estimulação precoce, integração sensorial, fisioterapia e hidroterapia, e na habilitação da linguagem oral e escrita por meio do atendimento fonoaudiológico.

A Associação possui sede própria com 1.720 m², localizada na rua General Osório 80, que atende de segunda a sexta-feira das 7 h 30 m às 11 h30 e das 13 h30 às 17 h30, crianças, jovens e adultos de Vacaria, Muitos Capões, Monte Alegre dos Campos e Esmeralda.