CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) 2019

19/09/2018

20/09/18 12:45:06

A Audiência abriu espaço para discussões sobre a aplicação do orçamento da administração pública para o próximo ano

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Na tarde de quarta-feira (19), foi realizada no plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2019. A Audiência foi realizada pela Comissão de Orçamento e Finanças, Fiscalização e Controle representada pelo relator vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB), pelo membro vereador Marcelo Dondé (PP) e pelo contador do Legislativo, Marcos Zamboni.

A LDO trata das metas, prioridades e despesas da administração pública que estão previstas para o próximo ano. Também exerce a função de orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O valor estimado na LDO para as despesas no ano de 2019 é de cerca de R$184.070.708,55 (cento e oitenta e quatro milhões, setenta mil, setecentos e oito reais e cinquenta e cinco centavos).

Durante a Audiência foram destacadas pela Coordenadora do FGTAS/Sine, Jussara Madeira, a dificuldade em angariar recursos para capacitação e acompanhamento de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a necessidade da criação de um fórum sobre trabalho para discutir novas possibilidades de emprego aos jovens, aos imigrantes que chegam a Vacaria e a ampliação de vagas de emprego para população.

A representante da ONG Passo Amigo e do Conselho do Deficiente, Juliana Biazus da Silva, falou sobre as dificuldades em realizar seu trabalho. “Nos vemos de mãos atadas por não possuirmos recursos suficientes para dar assistência necessária a essas pessoas que possuem alguma deficiência,” salienta Juliana .

O vereador Marcelo Dondé (PP), fala sobre algumas prioridades previstas. “Segundo informações do executivo, caso a arrecadação seja favorável e o código tributário venha a passar na casa, falando em infraestrutura, será levar os asfaltos aos bairros e algumas ruas do centro e substituir a iluminação pública tirando as lâmpadas de convencionais por lâmpadas de LED”, comenta Dondé.