CÂMARA REALIZA HOMENAGEM AOS 65 ANOS DO CTG PORTEIRA

03/11/2020

03/11/20 09:04:13

A sessão solene será realizada hoje, terça-feira, às 19h e será transmitida ao vivo pela TV Câmara

| Crédito: facebook

por Taís Vargas

Hoje, às 19 horas, a Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem aos 65 anos do CTG Porteira do Rio Grande. A homenagem foi proposta de forma conjunta pelos vereadores Valdemir de Oliveira e Marcelo Dondé através do Requerimento 11/2020.

O CTG Porteira do Rio Grande foi idealizado durante um congresso tradicionalista em Santa Maria em Getúlio Marcantônio firmou o propósito de fundar um CTG em sua terra, trazendo a Vacaria esta ideia.

Em meados dos anos 50, Marcantônio consultou o diretor da antiga rádio Difusora, Otelo Jaques, sobre a possibilidade de levar ao ar, durante um mês, um programa tradicionalista juntamente a jovens artistas, músicos, declamadores, trovadores, entre outros que também participaram. Em seu último programa então foi divulgado seu objetivo: convidar os gaúchos vacarianos para a fundação de um CTG. Após duas assembleias realizadas no salão da Prefeitura fundaram o primeiro Centro de Tradições Gaúchas de Vacaria.

Entre suas atividades o CTG Porteira é responsável pela organização e realização do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria que foi criado em comemoração ao terceiro aniversário do CTG e hoje é considerado o maior Rodeio da América Latina.

A solenidade que marca os 65 anos do Porteira será realizada no plenário da Câmara seguindo todas as normas preventivas ao Novo Coronavírus, entre elas: A limitação de público, com 43 lugares disponíveis dos 167 existentes no plenário, disponibilidade de álcool em gel e uso obrigatório de máscara. A comunidade poderá acompanhar a sessão ao vivo através da TV Câmara.