CÂMARA REALIZOU SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM AO PADRE CLAUDIO PRESCENDO E MOVIMENTO DE CURSILHOS

11/04/2018

11/04/18 01:58:44

Legislativo destacou os 45 anos do MCC em Vacaria e condecorou Padre Claudio Prescendo como Cidadão Vacariense

| Crédito: Foto Crystal

por Giana Pontalti

O legislativo condecorou, nesta terça-feira(10), o Padre Claudio Antonio Prescendo como Cidadão Vacariense. O Título de Cidadão Honorário de Vacaria foi entregue durante a solenidade que destacou, também, os 45 anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) em Vacaria.
Padre Claudio é natural de Ibiraiaras. Tem 60 anos de vida e 30 de sacerdócio. É graduado em Filosofia, Teologia e Mestre em ética e desenvolvimento humano. Está em Vacaria desde 2010. É pároco da igreja da Glória e Coordenador diocesano de pastoral, orientando 28 paróquias.

A honraria ao Padre Claudio foi proposta pelo vereador Marcelo Dondé(PP) e acolhida por todos os vereadores. "Hoje não estamos realizando mais uma sessão solene, mas um encontro entre amigos para contemplar uma vida de exemplos, pelo bem comum e pelo desenvolvimento da melhoria na qualidade de vida das pessoas. Estamos falando de um dos maiores exemplos de liderança em nosso município na atualidade" afirmou Marcelo, durante o seu pronunciamento.

Durante o seu discurso, Padre Claudio cumprimentou todos os presentes - cursilhistas, integrantes da paróquia da Glória, moradores das comunidades do Km 4, 5, bairros Municipal, Santa Cruz e Vitória - reforçando que não faz nada sozinho. "Eu sozinho não posso fazer nada, faço com as mãos das pessoas da comunidade. Esse título é mais da comunidade do que meu. Todo o trabalho é feito e desenvolvido pelo conjunto, e a nossa paróquia consegue fazer isso de uma forma extraodrinária. Essa é a noite da gratidão, por tudo o que está sendo feito pela mão de cada um de vocês" enfatizou.

O religioso agradeceu o reconhecimento dos vereadores e fez um alerta: "Aos meus queridos vereadores, queria agradecer pelo reconhecimento, mas cuidem para não se contentarem com tão pouco, cuidem para não ficarmos abaixo da linha do mínimo, porque o que estamos fazendo é o mínimo. Tem muito mais para ser feito, inclusive como Igreja".

Mais de 150 pessoas participaram da solenidade. A maioria, cursilhistas. A homenagem ao Movimento de Cursilhos foi proposta pelo vereador Fernando Maciel (PDT). "Falo não só como legislador, mas como cristão, acolhido e amparado pelo Movimento de Cursilhos, no qual tive a oportunidade de aprender a amar mais, perdoar mais, ter mais esperança. Padre Claudio e MCC trazem objetivos comuns no contexto evangelizador", disse o vereador Fernando.

O MCC tem sua origem na Espanha, na década de 30, quando jovens católicos ministravam pequenos cursos preparatórios para as pereguinações aos santuários. A proposta era apresentar Cristo e sua Graça, através do testemunho. O Movimento chegou ao Brasil em 1962 e, em Vacaria, na década de 70, encorajado pelo bispo Dom Henrique Gelain.

O Coordenador do grupo executivo diocesano (GED), Rudimar Dal Molin, representou o Movimento na solenidade. "É com muita alegria que estou aqui representando cada um dos cursilhistas. Nós, com certeza, saímos daqui com o compromisso ainda mais forte de agir. Falar de 45 anos de Movimento de Cursilho não é pouca coisa: é muita história, muita vida, muita luta, muito querer e muita perserverança. O Papa Francisco nos diz que carregamos a santíssima trindade e aí está a grande inspiração. Não fazemos nada para aparecer, fazemos algo para ajudar as pessoas. Buscamos fazer aquilo que Jesus fez enquanto humano. O MCC evangeliza ambientes, leva a palavra de Deus ao coração do ser humano e para isso não precisa fazer muita coisa, só dar testemunho" disse Rudimar Dal Molin.

Além dos homenageados - Padre Claudio Prescendo e Rudimar Dal Molin - ocuparam a mesa de destaque o Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, João Alfredo Acauan Filho, representando o Prefeito Municipal e o Monsenhor Germino Pagno. O evento foi conduzido pelo presidente Mauro Deluchi Schuler (PSB).

"Desde que me elegi presidente, tenho praticamente morado nesta Casa. Sou o primeiro que abro e, muitas vezes, fecho a Câmara. Hoje, realmente, me senti em casa, pela paz que vocês trouxeram. Que esta paz permaneça" comentou Mauro no encerramento da sessão solene.