CÂMARA SEDIOU AUDIÊNCIA PÚBLICA DO MUNICÍPIO REFERENTE ÀS FINANÇAS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2021

26/01/2022

26/01/22 11:25:02

O encontro teve como objetivo divulgar o Relatório Circunstanciado sobre a execução econômica financeira e avaliação das metas fiscais da administração.

| Crédito: Giordana Grigol

por Giordana Grigol

Na manhã desta quarta-feira (26), a Câmara Municipal sediou audiência pública entre membros do poder legislativo e poder executivo a fim de divulgar o Relatório Circunstanciado sobre a execução econômica financeira e avaliação das metas fiscais da administração direta da prefeitura de Vacaria referente ao 3º quadrimestre de 2021.

Da Câmara Municipal estavam presentes o presidente Fabiano Vacaria, o contador Marcos Zamboni e o assessor jurídico Renan Barreto. Da Prefeitura, estavam o assessor contábil Darli Spanholo, o secretário municipal de Gestão e Finanças Elder da Costa Nery, o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo João Alfredo Acauan Filho, e o contador Igor Coelho Venson.

Conforme demonstra o relatório, que foi lido por Darli, verificou-se que a receita prevista no período analisado, ficou em 20,73% da previsão de arrecadação, representando um superavit financeiro de R$ 43.450.930,01. “Esses valores permitiram reprogramar o enfrentamento das despesas com saúde e demais necessidades da municipalidade.” - explicou.

Levando em conta as despesas com educação, saúde, finanças e pessoal, por exemplo, o documento, assinado pelo prefeito Amadeu de Almeida Boeira, destaca a seguinte consideração final:

“A execução financeira do município de Vacaria resultou no real cumprimento das metas fiscais onde o saldo financeiro em 31/12/2021 reflete suficiência financeira, havendo recursos para satisfazer todos os compromissos assumidos dos valores de restos a pagar com saldos no final do exercício. As metas fiscais para o 3º quadrimestre de 2021, foram plenamente alcançadas, inclusive com a análise orçamentária e financeira, conforme comprovam os dados explicitados. Por fim, conforme estabelece a legislação pertinente, o município de Vacaria cumpriu com o estabelecido no Plano Plurianual de Investimentos, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei 4.320/64, a Lei 8.666/93 bem como todos os princípios de contabilidade aceitos no país aplicados nos órgãos públicos no Exercício de 2021 3º quadrimestre e, também, em nenhum bimestre, semestre as despesas ultrapassaram os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, e ainda, os limites estabelecidos nas operações de créditos.”

O encontro foi transmitido pela página da prefeitura no Facebook e pode ser conferida a qualquer momento.