CASA DA FRATERNIDADE UTILIZOU A TRIBUNA LIVRE PARA EXPOR TRABALHO SOCIAL

15/07/2022

15/07/22 09:21:35

A casa funciona como albergue e serve refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade

| Crédito: Millena Zibetti

por Júlia Costa

Na sessão ordinária de terça-feira, 12, o espaço da Tribuna Livre foi utilizado pela Casa da Fraternidade – Fratelli Tutti, antigo Lar Divina Providência, para expor o trabalho da entidade com pessoas em situação de vulnerabilidade.

Hoje, a Casa serve três refeições diárias, através do projeto Nosso Prato, e funciona como albergue durante à noite. Tudo isso contando com doações particulares e de empresários locais, além de parcerias com voluntários e com a prefeitura através da Guarda Municipal.

O coordenador da Casa, Ir. Flávio Alves Rosário, utilizou seu espaço na Tribuna para expor o resultado do trabalho feito: “Muitas das pessoas que viveram ali já saíram das ruas, foram para o mercado de trabalho, outros para centro de tratamento de drogas e de bebida. Muita gente está saindo dessa situação de vulnerabilidade e, assim, melhorando até a cidade. Muitos me dizem que não veem mais pessoas rasgando sacos de lixo, o que é muito bom, porque significa que elas estão voltando a ser seres humanos.”

A Casa da Fraternidade iniciou seus trabalhos em 2021, quando o local voltou a ser administrado pela Diocese de Vacaria. Estão nos planos, a separação de um espaço para receber acompanhantes de pessoas hospitalizadas na cidade e que não possuem lugar para se hospedar, além da implantação de um curso de corte e costura.

A voluntária Graça Gomes, que coordena a casa junto ao Ir. Flávio, compartilhou a história do projeto: “Tudo começou com um sopão milagroso, de coxa e sobrecoxa, e legumes. Com isso veio a inspiração do projeto. Hoje servimos 120 pessoas por dia e contamos com voluntários que passam seu amor no preparo das refeições.” Graça ainda complementou: “Acreditamos, sim, que o amor pode mudar a realidade de muitos.”

Atualmente, o que mais precisam são doações de alimentos, itens de higiene, roupas masculinas, toalhas de banho e roupas de cama.