COMÉRCIO AMBULANTE EM DEBATE
Data de publicação
13/06/2018
Data de atualização
13/06/18 09:51:18
Tramitam projetos que alteram leis que estabelecem regras da atividade
por Giana Pontalti
O comércio ambulante é o tema de dois projetos que estão em tramitação no legislativo vacariense. Desde 2016, Vacaria conta com uma Lei própria que regulamenta a atividade: Lei 3.926/2016.
PENALIDADES
Um dos projetos em tramitação insere a apreensão da mercadoria às penalidades que podem ser aplicadas. O outro projeto alinha a redação da Lei do comércio ambulante com a da Lei complementar 05/2010, do Código de Postura Municipal.
PROIBIÇÃO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS SEM ORIGEM FISCAL
Entre as alterações no Código de Postura estão a denominação de comércio ambulante, os elementos essenciais para solicitar licença de operação e a inserção de artigo que especifica que é proibido comercializar produtos sem origem fiscal.
Durante as sessões ordinárias desta semana, os vereadores destacaram a importância dos projetos. André Rokoski (PMD) ressaltou que é fundamental valorizar quem trabalha dentro da lei. Aldo da Silva (PT) comentou que os projetos dão amparo aos fiscais municipais. Marcelo Dondé(PP) reforçou que a comprovação da origem da mercadoria é importante para a segurança do consumidor.
Projetos em tramitação:
Projeto de lei complementar 06/2018 e Projeto de lei executivo 32/2018.